O Autor

Atualmente leciona as disciplinas de Zoologia, Evolução e Introdução à Ornitologia para os cursos de graduação em Ciências Biológicas, Engenharia Florestal e Agronomia da Ufac. É também professor/orientador credenciado no Curso de Mestrado em Ecologia e Manejo de Recursos Naturais da Universidade Federal do Acre.

Edson Guilherme sempre gostou de animais e de plantas. Apaixonou-se pela Amazônia ainda na adolescência, ao assistir, pela TV, as expedições de Jacques Cousteau pelo Rio Solimões/ Amazonas, em meados da década de 1980. Saiu de Brasília para o Acre, em 1990, onde prestou vestibular para o Curso de Ciências Biológicas. Desde então, nunca mais se ausentou do Estado, a não ser para se qualificar profissionalmente. Edson Guilherme escolheu viver no Acre. É paulista de nascimento e acreano de coração.

Prof. Dr. Edson

Guilherme da Silva

Nascido em Taquaritinga, no dia 29 de setembro de 1970. Graduou-se em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Acre em 1994. Tornou-se Mestre em Ciências Biológicas (Ecologia) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa)/Universidade Federal do Amazonas (Ufam) em 1997 e Doutor em Zoologia pelo Museu Paraense Emílio Goeldi (Mpeg)/Universidade Federal do Pará (UFPA), em 2009. É professor efetivo da Universidade Federal do Acre (Ufac) desde 2002. Criou o laboratório de Ornitologia (Ornitolab) da Ufac em 2010 e, desde então, é o curador responsável pela coleção ornitológica da Instituição. É membro do Laboratório de Pesquisas Paleontológicas (LPP) da Ufac, desde 1991, onde foi o pesquisador responsável por sua coordenação nos períodos 2002-2005 e 2010-2013.

A proposta dessa obra foi agrupar, em um único volume, todas as informações que fomos capazes de obter sobre as aves do Acre. Com a publicação deste volume, o Acre passa a ter uma obra de referência para a consulta sobre dados ornitológicos em seu território. Com certeza este livro poderá ser útil, não só para a Academia (desde o nível primário ao superior), mas também poderá ser utilizado pela comunidade em geral. Gestores de Unidades de Conservação e órgãos públicos de todos os níveis também poderão se utilizar das informações para compor relatórios técnicos, documentos temáticos, bem como saber o grau de conhecimento existente sobre as aves em uma determinada área de interesse dentro do Estado.

O Livro

A competente compilação da avifauna, apresentada nesta obra, coloca, merecidamente, o estado do Acre em destaque no mapa planetário da megadiversidade. Porquanto há um consenso de que o oeste da Amazônia, sobretudo o sudoeste, é a região com mais expressiva riqueza de espécies da fauna. Este recorde, explicado pela heterogeneidade ambiental traduzida em múltiplos habitats florestais, em áreas relativamente pequenas, parece ser consequência dos distúrbios de grande magnitude, causados pelo soerguimento da Cordilheira dos Andes. O livro Aves do Acre é, desde já, um marco na Ornitologia da Amazônia Ocidental e, também, um diligente guia para a identificação das lacunas do conhecimento dessa ciência na região.

 

—  Fernando Pacheco

Conselho-Diretor do Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos

 

O estado do Acre é uma das regiões mais promissoras para o turismo de observação de aves e o registro de novas espécies para o Brasil. Aves do Acre traz uma compilação da história da Ornitologia do Acre e descreve, de forma objetiva, todas as espécies já catalogadas no Estado, contando, ainda, com mapas de registros e fotos, cedidas cordialmente por vários colaboradores, que tiveram o privilégio de fotografar a avifauna desse importante pedaço do Brasil.

 

— Reinaldo César Guedes

Administrador do site WikiAves.com.br

Deixe seu comentário

Comentários

Leitura Online

EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE - EDUFAC

Campus Rio Branco • BR 364 • Km 04 • Distrito industrial

CEP 69920-900 • Rio Branco •  Acre (anexo a Bilblioteca Central)

68. 3901 2402