Você está aqui: Página Inicial > Como publicar

Como publicar

por Editora publicado 05/02/2016 15h52, última modificação 05/02/2016 15h52

DOS RECURSOS FINANCEIROS PARA A PUBLICAÇÃO

Quando a publicação se realizar com recursos oriundos da Edufac, os textos serão avaliados dentro do respectivo processo de Edital de Chamada para Publicação, cujos textos propostos devem obedecer rigorosamente ao que consta do referido Edital.

Quando a publicação se realizar com recursos oriundos do próprio autor/proponente, a Edufac estabelecerá, através de Termo de Contrato assinado pelas partes interessadas, as condições da parceria. 

 

POLÍTICA DE PUBLICAÇÃO DA EDUFAC

A avaliação de obras para possível publicação pela Edufac pauta-se, em primeiro lugar, pela sua linha editorial, que privilegia trabalhos originais nas várias áreas do conhecimento de forma a contribuir para o enriquecimento do saber humano. Textos de ficção ou poesia só serão publicados se dotados de um aparato crítico que legitimem sua publicação por uma editora universitária.

 

DO MATERIAL PARA SUBMISSÃO

A apresentação dos originais deve obedecer aos seguintes procedimentos:

• Apresentação de uma cópia impressa da versão definitiva do texto;
• Ofício de encaminhamento à Edufac, devidamente protocolado nesta IFES, solicitando avaliação do trabalho proposto para publicar.

Nesta etapa do processo, não devem ser encaminhados disquetes e/ou quaisquer materiais originais (livros, fotos, cromos etc.) que compõem o trabalho, apenas cópias impressas; eles serão solicitados em tempo oportuno. A Edufac não devolve os originais encaminhados, devendo o autor manter cópias do seu trabalho.

Obras originadas de teses e dissertações devem ser reformuladas pelo autor antes de serem submetidas à apreciação editorial, adotando-se um texto fluido, mais enxuto no que tange às referências bibliográficas e notas de rodapé, com redação uniforme. Citações, referências e/ou digressões, típicas de teses universitárias, deverão ser editadas.

Os proponentes deverão se prontificar, a qualquer momento, a esclarecer dúvidas e/ou realizar reformulações conforme demanda da Comissão Editorial.

 

DO FORMATO DO TEXTO

Os originais deverão apresentar o texto com conteúdo definitivo, não sendo aceitos projetos, obras incompletas ou com partes a serem acrescidas/ reformuladas posteriormente. A única exceção aceitável, neste caso, será a incorporação a posteriori de um prefácio. A Edufac poderá publicar coletâneas de vários autores desde que os originais apresentem todos os textos completos, bem como todas as referências dos autores colaboradores. É importante frisar que a obra coletiva deve apresentar uma padronização no que tange à redação dos textos, ao uso de notas bibliográficas e de rodapé, apresentação dos autores, além de uma disposição equilibrada das contribuições, evitando-se a simples constituição de um mosaico de temáticas afins. É imprescindível que o organizador apresente autorizações por escrito de todos os colaboradores.

 

DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO

Os originais recebidos pela Edufac serão encaminhados para um consultor externo, especialista no assunto, a fim de passarem por uma avaliação de mérito. Após apreciar essa avaliação, o Conselho Editorial tomará a decisão final quanto à publicação da obra. Ressalte-se que os pareceres externos apenas subsidiam a sua decisão, não representando, necessariamente, garantia de publicação da obra.