Você está aqui: Página Inicial > Como publicar
conteúdo

Como publicar

por Editora publicado 05/02/2016 15h52, última modificação 17/04/2018 11h24

DA POLÍTICA DE PUBLICAÇÃO DA EDUFAC

A avaliação de obras para possível publicação pela Edufac pauta-se pela sua linha editorial, que privilegia trabalhos originais nas várias áreas do conhecimento, de forma a contribuir para o enriquecimento do saber humano. Textos de ficção ou poesia só serão publicados se dotados de um aparato crítico que legitimem sua publicação por uma editora universitária.

DA PUBLICAÇÃO COM RECURSOS DA EDUFAC

Os recursos financeiros para a impressão dos livros pela Editora da Ufac são disponibilizados a partir de Edital de Chamada para Publicação, o que, por sua vez, é possibilitado por uma licitação de gráficas pela Universidade Federal do Acre.

Os textos inscritos e de acordo com os requisitos do Edital serão selecionados para publicação em suporte papel. A divulgação de Editais se dá através do site da Ufac.

Outra possibilidade de publicar livro em papel é quando o autor possui o recurso para impressão e solicita apenas outros serviços à Editora.

A publicação de livros digitais é gratuita. O proponente deve observar rigorosamente os requisitos (ver formato do texto, nestas instruções) para apresentação da proposta/original.

Ressaltamos que a Edufac não realiza venda de livros digitais.

DA SUBMISSÃO

1) Textos submetidos via Edital de Chamada para Publicação devem estar de acordo com os requisitos estabelecidos no referido documento.

2) A submissão de textos para publicação via Fluxo Contínuo (independente de edital, mediante à iniciativa do autor) deve ser encaminhada à Edufac, mediante as seguintes orientações:

a) a proposta tem início abrindo-se um protocolo na Ufac, com ofício à Editora, onde se propõe a análise do texto e se informa a preferência do suporte de publicação (papel ou digital, ou nos dois).

b) o texto proposto deve estar completo. Após a proposição, não é permitido ao autor fazer alterações de seu conteúdo e nem inclusão de novos trechos. Exceção para elementos pré e pós-textuais, como prefácio, apresentação, epígrafes, agradecimentos, texto sobre o autor, sinopse, entre outros, de desconhecimento do escritor e a pedido da Editora.

c) em 2018, excepcionalmente, os custos dos serviços de diagramação de obras selecionadas via Fluxo Contínuo serão de responsabilidade do proponente, assim como a sua impressão, quando for o caso.

d) a versão do texto proposto deve ser encaminhada em suporte digital, via e-mail (edufac.ufac@gmail.com), ou entregue diretamente na Secretaria da Editora (utilizando-se pen drive ou CD-Rom).

3) Importa observar que o registro do ISBN é solicitado na fase final da publicação, durante a revisão do esboço (boneco) da obra.

DO FORMATO DO TEXTO

O texto proposto deve estar devidamente formatado em Word.

As regras da ABNT oferecem um formato ideal para a preparação dos textos a serem publicados. É imprescindível que o texto, por inteiro, siga rigorosamente as mesmas regras de formatação (atentar para padronização de títulos e subtítulos, marcadores, citações diretas, referências bibliografias, notas de rodapé, siglas, símbolos, excessos de espaçamentos etc).

DAS AVALIAÇÕES

Os textos serão submetidos a uma checagem prévia da Equipe de Editoração e, caso apresentem problemas de padronização em seu formato, serão devolvidos ao proponente para as devidas adequações, sendo posteriormente submetidos a parecer técnico-científico.

Os originais recebidos pela Edufac serão avaliados necessariamente por consultoria externa, especialistas no assunto, a fim de passarem por uma avaliação de mérito. Após essa consulta, o Conselho Editorial, subsidiado pelos pareceres externos, tomará a decisão final quanto à publicação das obras.