Curso de Enfermagem realiza feira de saúde no RU

publicado: 24/05/2019 17h38, última modificação: 12/06/2019 15h45
Enfermagem.jpg

Uma ação de alunos do curso de Enfermagem da Ufac levou serviços e informações de saúde para a comunidade acadêmica no Restaurante Universitário (RU). A iniciativa integra o 3º Seminário de Saúde do curso, fruto da disciplina Clínica Médico-Cirúrgica, ministrada a alunos do 5º período.

Curso de Enfermagem promove feira de saúde no RU

“A ideia é trazer informação e prevenção para a comunidade acadêmica, selecionando temas relevantes para a saúde geral das pessoas”, disse a coordenadora da disciplina, professora Kácia Ferreira. Com os alunos entrando na fase de estágio na rede de saúde, a experiência também serve para prepará-los para o contato com a comunidade e doenças comuns.

O estudante Hian Cavalcante ressaltou que hipertensão e índice glicêmico alto estão entre os principais fatores de adoecimento dos brasileiros. “Mesmo na universidade, a alimentação saudável acaba sendo negligenciada, muitas vezes pela correria do dia a dia. Estamos aqui para fazer o alerta de perigo do uso excessivo de sal e açúcar.”

Curso de Enfermagem promove feira de saúde no RU

Para esta edição, os estudantes foram divididos em quatro grupos que trataram de temas como hepatites, hipertensão arterial, diabetes, queimaduras e doação e captação de órgãos. Além de informações gerais e de prevenção, os alunos trouxeram para a comunidade testes rápidos (hepatites B e C), aferição de glicemia e pressão arterial, além de cadastro para doador de medula óssea.