Você está aqui: Página Inicial > Menu > Inscrição de Projetos
conteúdo

Inscrição de Projetos

por Pibic última modificação 17/05/2018 10h30

EDITAL 05/2018

PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÕES

Link para Inscrições: http://sistemas.ufac.br/plataforma_projetos.wsgi/login/

COMUNICADO  

Informamos aos pesquisadores/proponentes que o prazo para inscrição/submissão de projetos na Plataforma Pibic, referente ao Edital Propeg nº 05/2018 foi prorrogada até às 23h59m do dia 21 de maio de 2018.

Aproveitamos para reiterar que, mesmo após enviado, o projeto poderá ser modificado na Plataforma até a data e horário limite de submissão.

 

Rio Branco-AC, 15 de maio de 2018.

 

As propostas devem ser preenchidas online, exclusivamente pelo pesquisador/proponente, por meio da Plataforma de Projetos da Universidade Federal do Acre http://sistemas.ufac.br/plataforma_projetos.wsgi/login/, no período de 18 de abril a 21 de maio de 2018, atentando-se aos procedimentos necessários para efetivação da inscrição.

Procedimentos que antecedem o cadastro da proposta na Plataforma de Projetos:

a) Projetos que envolvem aspectos éticos devem ser submetidos ao Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos, via Plataforma Brasil, ou ao Comitê de Ética em Pesquisa com Animais, quando for o caso.

b) Cadastro do Orientador. No caso de orientadores que já possuíam cadastro na Plataforma de Projetos, o mesmo deve atualizar seu cadastro por completo.

Demais informações podem ser obtidas pelo Edital PROPEG nº. 05/2018 e pelo Passo-a-passo para submissão de Projetos de Iniciação Científica. Veja aqui o manual.

CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO DE PROJETOS

Os Projetos de Pesquisa serão avaliados através de planilha de avaliação específica.

A planilha de avaliação contém 08 (oito) itens a serem avaliados, especificados abaixo:

a) Justificativa Fundamentada: Apresenta argumentos teóricos e práticos claros e concisos, a partir da revisão de literatura, para o desenvolvimento e condução da pesquisa?
b) Objetivos Gerais: O objetivo geral está formulado de forma clara? É condizente com o título da proposta e relevante para a comunidade científica?
c) Objetivos Específicos: Os objetivos específicos estão definidos claramente e contribuem para o alcance do objetivo geral?
d) Metodologia ou Materiais e Métodos: Descreve a natureza da pesquisa (tipo de estudo) e, quando for o caso, apresenta as considerações éticas da pesquisa? Apresenta o corpus ou a população (define os critérios para definir a amostra e/ou objeto de estudo)? Apresenta os critérios de inclusão ou exclusão para compor a população de estudo? Detalha o processo de levantamento ou coleta de dados? Descreve sucintamente as técnicas que serão utilizadas? Justifica quais os instrumentos que serão utilizados nas coletas de dados? Detalha o processo de
análise de dados? O processo de análise de dados é coerente com a natureza da pesquisa? Para pesquisa documental: apresenta as fontes detalhando os critérios para  a seleção documental?
e) Viabilidade da Proposta: Há possibilidade de execução do projeto e disponibilidade de infraestrutura e apoio para a execução do mesmo no período proposto? Está em consonância com os objetivos?
f) Resultados Esperados: São adequados aos objetivos da proposta?
g) Bibliografia: Apresenta bibliografia atual e adequada ao tema da pesquisa?
h) Atividades dos Bolsistas: Detalha as ações e as competências individualizadas de cada um dos bolsistas envolvidos e distribui adequadamente as tarefas em relação ao tempo previsto de 12 meses?

Para cada item do ponto descrito acima serão atribuídos os seguintes conceitos, totalizando 50 pontos (pontuação máxima):

a) Justificativa Fundamentada: 0 - 10 pontos
b) Objetivos Gerais: 0 – 3 (três) pontos
c) Objetivos Específicos: 0 – 2 (dois) pontos
d) Metodologia ou Materiais e Métodos: 0 – 7 (sete) pontos
e) Viabilidade da Proposta: 0 – 10 pontos
f) Resultados Esperados: 0 – 5 (cinco) pontos
g) Bibliografia: 0 – 5 (cinco) pontos
h) Atividades dos Bolsistas: 0 – 8 (oito) pontos