Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Documento sem título
Ferramentas Pessoais
Acessar
Seções


Você está aqui: Página Inicial Ensino Campus Rio Branco CFCH Geografia (Licenciatura) - Interiorização Sobre o Curso Sistemática de Avaliação

Sistemática de Avaliação

O planejamento de cada disciplina será coordenado sempre por um docente do quadro efetivo, obedecendo-se as áreas de atuação de cada um deles, com a participação direta dos demais docentes envolvidos no oferecimento das disciplinas.

Antes de iniciar cada módulo, será submetido ao colegiado do curso o planejamento das atividades a serem desenvolvidas em cada uma das disciplinas a serem ofertadas naquele módulo, devendo o coordenador de cada disciplina ou área de ensino se fazer presente para apresentar a proposta de trabalho e receber as orientações do colegiado do curso.

Ao final de cada módulo, a coordenação do curso fará reuniões pedagógicas com a equipe de docentes envolvida na operacionalização de cada disciplina, para avaliar o trabalho desenvolvido e traçar estratégias para os próximos módulos.

A avaliação do rendimento escolar será realizada por disciplinas e pelo desempenho do aluno considerando-se os objetivos propostos nos planos de ensino. A verificação do alcance dos objetivos será realizada, progressivamente, durante a oferta de cada disciplina, através de provas teóricas, trabalhos de campo, seminários, relatórios, etc.

Contudo, vale ressaltar que, a avaliação deve se dar a partir de continuum, compreendendo, basicamente, dois aspectos, a saber

a)     A avaliação deve ser cumulativa e progressiva, isto é, abarcando o processo de formação dos discentes na sua totalidade,  e não o estabelecimento de normatização que define como principio unicamente avaliações isoladas por disciplinas;

b)     A avaliação deve ser desenvolvida tanto em retrospectiva (“cobrança” do que foi ensinado/apreendido) como perspectiva, ou seja, como proposto pelas “Diretrizes curriculares para formação de Professores”, a avaliação deve se dar “não somente como avaliação do conhecimento adquirido, mas a capacidade de acioná-los e de buscar outros para realizar o que é proposto”.

A avaliação do curso será cumulativa e progressiva, a partir do oferecimento das primeiras disciplinas este processo já se inicia e, ao final de cada módulo será feita uma avaliação do que foi planejado e executado. À medida que as disciplinas de cada módulo forem sendo oferecidas e a implantação das disciplinas for ocorrendo a cada módulo do curso, além da avaliação daquele módulo serão levadas em consideração as disciplinas dos módulos anteriores, como forma de avaliar o seu impacto sobre aquelas que estão sendo ministradas.

Desta forma, concluído o oferecimento de toda a grade curricular a avaliação global do curso se torna mais fácil, cabendo em um segundo momento avaliar a qualidade do profissional formado e suas possibilidades no mercado de trabalho.


.
Campus Universitário - BR 364, Km 04 - Distrito industrial - CEP: 69.920-900 Rio Branco - Acre

PABX: (68) 3901-2500 .

Telefone Úteis: Telefonista: 3901-2500 - ASCOM: 3229-1799 - Reitoria(Apoio Administrativo): 3901-2565 - FUNDAPE: 3229-3390/3229-1029 - PROPEG: 3901-2574 - PROPLAN: 3229-2641 - PRAD: 3901-2563 - PROEX: 3901-2678 - PRODGEP: 3901-2559 - Biblioteca Central: 3901-2618 - Edufac: 3901-2568 - Nurca: 3901-2620 NTI: 3229-4818