Você está aqui: Página Inicial > Menu > Matriz Curricular > fundamentos > Elaboração de Projetos e Tecnologia Educacional – 30 horas
conteúdo

Elaboração de Projetos e Tecnologia Educacional – 30 horas

por veridiano publicado 20/06/2017 11h26, última modificação 20/06/2017 11h26

Ementa: Letramento científico do docente e elaboração de projetos educacionais. Fundamentos para apropriação das TICs. Embasamento para o desenvolvimento de competências específicas em postagem, representação e recuperação de informação na WEB em plataforma da UAB, MOODLE e outras.

Referências

ADORNO, T. W.; HORKHEIMER, M. A. Indústria Cultural: o esclarecimento como mistificação das massas. Dialética do Esclarecimento - fragmentos filosóficos. Tradução: Guido Antônio de Almeida. Rio: Zahar, 1985.

ALVES, Lynn; BARROS, Daniela; OKADA, Alexandra. Moodle: estratégias pedagógicas e estudos de caso. Salvador: EDUNEB, 2009. http://www.lynn.pro.br/livro.php?livro_id=9

BIO, S. R. Sistemas de informação: um enfoque gerencial. São Paulo: Atlas, 1985.

FAUSTO NETO, Antonio. Midiatização: prática social, prática de sentido. Paper, Bogotá:Seminário Mediatização, 2006.

JORDÃO, Clarissa Menezes. As lentes do discurso: Letramento e criticidade no mundo digital. Trabalhos em Linguística Aplicada, 46(1): 19-29, Jan./Jun. 2007.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. O hipertexto como um novo espaço de escrita em sala de aula. Linguagem & Ensino, 4 (1), p. 79-111, 2001.

MATOS, Denilson P. de. Letramento: reflexões e possibilidades. In: Pesquisa em discurso pedagógico. Rio de Janeiro: PUC-RJ, 2010.

NAKAMURA, Rodolfo. Moodle: como criar um curso usando a plataforma de Ensino à Distância. São Paulo: Farol do Forte, 2009.   http://www.faroldigital.com.br/loja/product.php?id_product=67.

PALLOFF, R; PRATT, K. Construindo comunidades de aprendizagem no ciberespaço. Porto Alegre: Artmed, 2002.

________. O aluno virtual: um guia para trabalhar com estudantes on-line.Porto Alegre: Artmed, 2004.

SALMON, G. E-Moderating: The key to teaching and Learnig Online. London: Kogan Page, 2000.

SIEMENS, G. New structures and spaces of learning: The systemic impact of connective knowledge, connectivism and networked learning. Disponível em: http://elearnspace.org/Articles/systemic_impact.htm>.

SILVA, R. S. de. Moodle para autores e tutores. São Paulo: Novatec, 2010.

SILVEIRA, Sérgio Amadeu da. Exclusão digital: a miséria na era da informação. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2003.

TORI, R. Educação sem distância: as tecnologias interativas na redução de distâncias em ensino e aprendizagem. São Paulo: Senac, 2010.

XAVIER, A. C. A era do hipertexto: linguagem & tecnologia. Recife: Editora Universitária UFPE, 2009.