Você está aqui: Página Inicial > Menu > Matriz Curricular > Obrigatorias > Texto e ensino – 45 horas

Texto e ensino – 45 horas

por veridiano publicado 20/06/2017 11h25, última modificação 20/06/2017 11h25

Ementa: Estudo da organização do texto e sua relação com as condições de produção. Plurissemiose e hipertexto na textualização e produção de sentidos. Avaliação do papel do texto nas aulas de Língua Portuguesa. Proposições metodológicas para elaboração de material didático.

ADAM, Jean-Michel. A linguística textual: introdução à análise textual dos discursos. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2011.

ANTUNES, Irandé. Análise de textos: fundamentos e práticas. São Paulo: Parábola, 2010.

______. Língua, texto e ensino: outra escola possível. São Paulo: Parábola, 2009.

BENTES, A.C.; LEITE, M. Q. (Org.). Linguística de texto e análise da conversação: panorama das pesquisas no Brasil. São Paulo: Cortez, 2010.

CAVALCANTE, Mônica. Os sentidos do texto. São Paulo, Contexto, 2012.

DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: São Paulo: Mercado de Letras, 2004.

ELIAS, Vanda M. (Org.) Ensino de língua portuguesa: oralidade, escrita, leitura. São Paulo: Contexto, 2011.

FIDALGO, Sueli; LIBERALI, Fernanda (Org.). Ação Cidadã: por uma formação crítico-inclusiva. Taboão da Serra: UNIER, 2011.

GUIMARÃES, Elisa. Texto, discurso e ensino. São Paulo: Contexto, 2010.

KOCH, I. Introdução à Linguística Textual. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

______. Desvendando os segredos do texto. São Paulo: Cortez, 2002.

______ . A inter-ação pela linguagem. São Paulo, Contexto, 1999.

______; ELIAS. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006.

______; ______. Ler e escrever: estratégias de produção textual. São Paulo: Contexto, 2009.

LESSA, A.; LIBERALI, F. Critical literacy: a cross-curricular tool-and-result in the teaching-learning activity. Prelo Revista D.E.L.T.A.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.

PAULIUKONIS, M. A. L. A questão do texto: texto e contexto. In: BRANDÃO, Silvia

et al. (Org.). Gramática, descrição e uso. São Paulo: Contexto, 2007. p.237-256.

PAULIUKONIS, Ma. Aparecida L.; SANTOS, Leonor W. dos (Org.). Estratégias de

leitura: texto e leitor. Rio de Janeiro: Lucerna, 2006.

SANTOS, Leonor W.; CUBA RICHE, Rosa; TEIXEIRA, Claudia de S. Análise e produção de textos. São Paulo: Contexto, 2012.

TRAVAGLIA. Luiz Carlos. Gramática e interação. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2009.