Você está aqui: Página Inicial > Menu > Matriz Curricular > optativas > 5 – Práticas de oralidade e práticas letradas do 6º ao 9º ano – 45 horas

5 – Práticas de oralidade e práticas letradas do 6º ao 9º ano – 45 horas

por veridiano publicado 20/06/2017 11h24, última modificação 20/06/2017 11h24

Ementa: Orientações teórico-metodológicas para as práticas de produção de texto, considerando-se as interações sociais. Reconhecimento de textos e/ou unidades linguísticas. Integração dos conhecimentos da fala no processo de aprendizagem da escrita. Estudo das fases iniciais de desenvolvimento de monitoramento estilístico-contextual. Produção oral e escrita de textos de gêneros previstos nos PCN.

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais – 3º e 4º ciclos do Ensino Fundamental –Língua Portuguesa. Brasília, SEF/MEC, 1998.

DIONÍSIO, Angela, MACHADO; Anna Rachel, BEZERRA, Maria Auxiliadora (Org.). Gêneros textuais e ensino. 5. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007.

GERALDI, João Wanderley. Linguagem e ensino: exercícios de militância e divulgação. Campinas: Mercado de Letras, 1996.

___________. A aula como acontecimento. São Carlos: Pedro & João Editores, 2011.

___________.; CITELLI, Beatriz (Coord.). Aprender e ensinar com textos de alunos. São Paulo: Cortez, 2002.

MOLLICA, M. C. M.; MOURA, A. P. A.; LEAL, M. B. Materiais didáticos para a EJA. Apostila 1 Formação de Alfabetizadores, RIO DE JANEIRO, v. 1, n. 1, p. 35-42, 2005.

MOLLICA, M. C. M. Constituição de material instrucional. Boletim da Abralin, v. 5, p. 53-59, 2000.

RUIZ, Eliana M. Como se corrige redação na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2008.

SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004.

SERRANI, Silvana (Org.). Letramento, discurso e trabalho docente. Vinhedo: Horizonte, 2010.

VAL, Maria da Graça Costa; ROCHA, Gladys (Org.). Reflexões sobre práticas escolares de produção de texto: o sujeito-autor. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.