Você está aqui: Página Inicial > Menu > Matriz Curricular > optativas > 9 – Estratégias do trabalho pedagógico com a leitura e a escrita – 45 horas
conteúdo

9 – Estratégias do trabalho pedagógico com a leitura e a escrita – 45 horas

por veridiano publicado 20/06/2017 11h24, última modificação 20/06/2017 11h24

Ementa: Caracterização de classes heterogêneas. Administração do piso conversacional em sala de aula. Protocolos de práticas de andaimagem/mediação e de pistas de contextualização. Exercícios para o desenvolvimento da consciência das unidades fonológicas, morfológicas, sintáticas e textuais. Marcas de pontuação como indicadores sintagmáticos, prosódicos e informacionais. Proposições metodológicas para elaboração de material didático.

Referências

BORTONI et al., Stella Maris (Org.). Leitura e mediação pedagógica. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

MARCUSCHI, L. A. Da fala para a escrita: atividades de recontextualização. São Paulo: Cortez, 2001.

MACHADO, José R. M.; NUNES, Marcus V. S. 245 jogos lúdicos para brincar como os nossos pais brincavam. Rio de janeiro: WAK Editora, 2011.

MOLLICA, M. C; FREIRE, L. Brinca-Palavra: Jogo da Fazenda do Seu Ramiro. Rio de Janeiro: Faculdade de Letras, 2006.

______; LEAL, M. Brinca-Palavra: Dominó Dois em Um. Rio de Janeiro, Faculdade de Letras, UFRJ, 2006.

______; LEAL, M. Brinca-Palavra: Campeonato de Letras e Números. Rio de Janeiro, Pró-Reitoria de Extensão, UFRJ, 2006.

______; LEAL, M. Brinca-Palavra: Banco de Compra e Venda. Rio de Janeiro, Pró-Reitoria de Extensão, UFRJ, 2007.

______; MOURA, A. P. A. ; LEAL, M. B. Materiais didáticos para a EJA. Apostila 1

Formação de Alfabetizadores, RIO DE JANEIRO, v. 1, n. 1, p. 35-42, 2005.

______. Constituição de material instrucional. Boletim da Abralin, v. 5, p. 53-59, 2000.

______. Saberes transversais: capacitação de professores e propostas pedagógicas. No prelo.

______; LEAL, M. L. Lendo matemática. BORTONI et al. Stella Maris (Org.). Leitura e mediação pedagógica. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.