Você está aqui: Página Inicial

O Programa de Pós-graduação em Matemática em Rede Nacional é constituído de cursos semipresenciais com oferta nacional, realizado por uma rede de Instituições de Ensino Superior, no contexto da Universidade Aberta do Brasil, e coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). O Mestrado Profissional (PROFMAT) foi recomendado pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Superior – CTC-ES da CAPES, em sua reunião, realizada nos dias 25 a 29 de outubro de 2010.

O PROFMAT da Universidade Federal do Acre é um curso de pós-graduação Stricto Sensu, em nível de Mestrado, ofertado em regime semipresencial.  Apesar de o Programa ter iniciado suas atividades em 2011, em âmbito nacional, a primeira turma do PROFMAT no Acre iniciou em 2012.  Contudo, institucionalmente sua criação é dada pela resolução nº 14 de 27 de março de 2013.

O público alvo são os professores de matemática do ensino básico que estejam efetivamente em sala de aula.  Aos professores das instituições públicas de ensino básico estão previstas bolsas de estudo concedidas pela CAPES, mediante a contrapartida dos professores continuarem em exercício na rede pública por um período de cinco anos após a conclusão do Mestrado.

A admissão dos discentes se dará por meio de um Exame Nacional de Acesso, com programa definido em Edital. Esse exame de acesso é realizado uma vez por ano, ao mesmo tempo, nas instituições que aderirem ao Programa em Rede Nacional.

Outras informações do PROFMAT/Rede Nacional podem ser encontradas em: http://www.profmat-sbm.org.br.