Nota de esclarecimento

publicado: 30/12/2020 15h09, última modificação: 30/12/2020 15h09

A Ufac esclarece que, diferente do que foi emitido na nota publicada pela Associação dos Docentes da Universidade Federal do Acre (Adufac) em suas mídias sociais na terça-feira, 29, a convocação do Conselho Universitário (Consu) na terça-feira, 29, não ocorreu para impor a volta das aulas presenciais em 2021.

A gestão da Ufac entende os riscos do retorno das aulas presenciais sem a possibilidade da vacinação em massa contra a covid-19. Isso fica claro em todos os posicionamentos oficiais da universidade e na iniciativa de convocar o Consu para suspensão das aulas presenciais em 2020. Além disso, lutou para que todos os alunos tivessem condições de estudar em suas casas, em segurança, a partir de ações como entrega de chips com internet e auxílios para compra de equipamentos.

A reunião do Consu teve como pauta a retomada do ano letivo de 2020, início de 2021 e período letivo complementar para os cursos de graduação presenciais, regulamentando a oferta, em caráter especial, em que as atividades serão realizadas nos formatos e modalidade adequados às condições epidemiológicas do Estado e dos municípios em que a Ufac desenvolve suas atividades acadêmicas e administrativas.

Além disso, a reunião ofereceu à comunidade acadêmica a possibilidade de debate sobre a necessidade de manutenção do ensino remoto emergencial, o que cabe sempre em gestões que buscam a democracia e a equidade em seus atos.

A discussão levada ao Consu resguarda a saúde dos membros da comunidade acadêmica, mas sem renunciar ao compromisso social e institucional com a formação acadêmica de milhares de estudantes da Ufac, garantindo-lhes o exercício do direito constitucional à educação.