Comunicado: Proaes

publicado: 18/06/2021 17h42, última modificação: 18/06/2021 17h42
Esclarecimento sobre o projeto Alunos Conectados RNP/MEC

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes) orienta sobre a disponibilização de chips com pacote de dados para acesso à internet:

- A Ufac, por meio do projeto Alunos Conectados da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) do Ministério da Educação (MEC), disponibiliza, aos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, regularmente matriculados, chips para acesso à internet com um pacote de dados de 20 gigabytes.

- O pacote foi definido pelo MEC, de modo que não é possível para a Ufac aumentar o que foi contratado.

- Na segunda quinzena do mês de maio, a operadora Claro começou a limitar o acesso à internet dos estudantes que ultrapassassem o limite contratado de 20 gigabytes. Anteriormente, não havia feito essa limitação, por não conseguir realizar o controle de forma adequada.

- Assim, ao atingir 100% da franquia do pacote de dados, a navegação é reduzida, ou seja, quando atinge ou está quase atingindo o limite de 20 gigabytes do pacote de dados, a velocidade fica extremamente lenta (e é o caso de muitos estudantes). Para retornar a velocidade do plano será necessário aguardar o dia 5 de cada mês, quando começa um novo ciclo.

- A Ufac não está autorizada a trocar o chip por esse motivo (ultrapassar 20 gigabytes).

- A Ufac solicitou esclarecimentos à RNP-MEC que informou que o pacote de dados deverá ser utilizado exclusivamente para atividades acadêmicas e a RNP não tem como aumentar o pacote de dados.

Assim, a Proaes comunica que o Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (Fonaprace) está buscando diálogo junto ao MEC para discutir o tamanho do pacote de dados, mas enquanto isso não ocorrer, solicita-se limitar o uso dos chips às atividades estritamente acadêmicas.

Qualquer dúvida, a equipe da Proaes segue à disposição para esclarecimentos no e-mail proaes@ufac.br.