Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > 2018 > Peça ‘Vereda da Salvação’ é apresentada na Ufac
conteúdo

Notícias

Peça ‘Vereda da Salvação’ é apresentada na Ufac

publicado: 05/12/2018 11h04, última modificação: 05/12/2018 11h04

O Grupo de Teatro da Ufac apresenta o espetáculo “Vereda da Salvação”, de Jorge de Andrade, neste sábado, 8, e domingo, 9, às 18h, no anfiteatro Garibaldi Brasil da Universidade Federal do Acre (Ufac). Em 15 e 16 deste mês também há apresentação no mesmo horário e local. A entrada é grátis, com classificação indicativa de 14 anos.

Os professores Flávio Lofêgo e Leonel Carneiro, do curso de Artes Cênicas: Teatro, assinam a direção da peça, que foi escrita entre 1957 e 1963 e estreou pelas mãos de Antunes Filho. “Vereda da Salvação” é um marco da dramaturgia nacional e representa uma virada no teatro de Jorge de Andrade que se volta para a classe brasileira menos favorecida. 

O texto foi inspirado em episódio verídico ocorrido na cidade de Malacacheta, no sertão de Minas Gerais, e propõe uma reflexão sobre a vida das massas oprimidas a partir da história de um pequeno povoado que tem sua realidade modificada pela chegada de uma nova religião. 

O projeto de extensão que tem como resultado o espetáculo teve processo de preparação e ensaio de nove meses e conta com a participação especial da atriz Clarisse Baptista, uma das mais importantes do teatro acreano contemporâneo. Para o coordenador do projeto, Leonel Carneiro, essa foi uma oportunidade ímpar para todos os participantes, que vivenciaram um processo de criação próximo ao profissional.

“As apresentações da leitura dramática e do espetáculo reforçam o compromisso da Ufac e do curso de Teatro com a comunidade da cidade de Rio Branco”, disse Carneiro, “oportunizando o contato com um texto fundamental da cultura brasileira e com uma encenação cuidadosamente produzida.”

A peça encerra a programação de 2018 do projeto Tem Teatro na Ufac e deve retornar no mês de março, com apresentações em escolas da capital acreana, conforme o projeto de formação de público desenvolvido pelo Grupo de Teatro da Ufac.

Para mais informações, confira a fanpage do curso de Artes Cênicas no Facebook.

Teatro

‘Vereda da Salvação’

Autor: Jorge de Andrade. Direção: Flávio Lofêgo e Leonel Carneiro

Ingresso: grátis, 14 anos

Anfiteatro Garibaldi Brasil (Ufac), sáb. 8, dom. 9, sáb. 15, dom. 16, 18h

VeredasCartaz