Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > 2018 > Professora da USP ministra palestra sobre democracia
conteúdo

Notícias

Professora da USP ministra palestra sobre democracia

publicado: 08/08/2018 10h03, última modificação: 08/08/2018 10h03

A Universidade Federal do Acre (Ufac), por meio do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), realizou na noite dessa terça-feira, 7, mais uma edição do Ciclo de Conferências de Filosofia e Ciências Humanas, na sala ambiente do CFCH, no campus-sede.

O evento, aberto também aos alunos de graduação, ocorreu no âmbito do doutorado interinstitucional (Dinter) em Filosofia, celebrado entre Universidade de São Paulo (USP) e Ufac. 

A professora Silvana Ramos, do programa de pós-graduação em Filosofia da USP, ministrou a palestra “Democracia Antiga e Moderna: Uma Reflexão a partir de Autores Contemporâneos”. A participação foi obrigatória para professores que estão cursando o Dinter em Filosofia.

Silvana está na Ufac em missão de formação e troca de experiências. “Faço uma palestra sobre democracia, discutindo a diferença entre a antiga e a moderna, pensando na nossa experiência democrática”, disse. “Ao mesmo tempo, estou aqui para trocar ideias, explicar um pouco como faço pesquisa, ouvir e conhecer o ambiente acadêmico do Acre; vim, efetivamente, estabelecer laços.” 

O coordenador local do Dinter, João Lima, ressaltou que a atividade vai permitir que uma professora, vinculada a esse programa, possa falar sobre seu tema de pesquisa, inclusive para alunos de graduação. “Um dos objetivos do Dinter é qualificar nossos professores, mas também apoiar o processo de fortalecimento das graduações”, afirmou. 

Dinter em Filosofia 

O Dinter em Filosofia entre USP e Ufac foi aprovado em novembro de 2016, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com a seleção de oito doutorandos realizada em julho do ano passado. 

O objetivo do programa é qualificar, por meio de titulação, docentes efetivos da instituição e fixar doutores na Amazônia. O programa de pós-graduação em Filosofia da USP tem conceito máximo na avaliação da Capes, além de ser o mais antigo da área no país.