Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > 2018 > Ufac promove cadastro para doadores de medula óssea
conteúdo

padrao

Ufac promove cadastro para doadores de medula óssea

publicado: 19/02/2018 11h55, última modificação: 19/02/2018 12h05

A Universidade Federal do Acre (Ufac) realiza nestas quarta-feira, 21, e sexta-feira, 23, no Centro de Convenções, ação de cadastro de doadores de medula óssea. A iniciativa é da Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas, Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida e Setor Médico da Ufac, em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) e o Instituto Nacional de Apoio à Vida (Invida).

No campus de Rio Branco da Ufac, na quarta-feira, a ação ocorre das 14h às 17h e das 18h30 às 21h; e na sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h, na sala Pedro Martinello do Centro de Convenções. Para o cadastro, é necessária a retirada de uma gota de sangue de um dos dedos da mão do doador, sem nenhuma contraindicação.

As ações propostas incluem, ainda, visita a salas de aula, visando à sensibilização de alunos e professores sobre a importância da doação de órgãos, sangue e medula óssea. 

Invida

O Instituto Nacional de Apoio à Vida (Invida) desenvolve trabalhos relacionados a educação e saúde. Destaca-se o cadastramento de doadores voluntários de medula óssea e o apoio a familiares e pacientes com indicação de transplante de medula óssea, no Acre e em Rondônia, em parceria com os hemocentros.

Tem parceria com Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Rondônia (Fhemeron), Hemoacre, central de transplantes de Rondônia e Acre, clubes Rotary de Rio Branco e Cruzeiro do Sul.