2º Encontro de Estágios da Ufac discute formação profissional

publicado: 11/07/2019 15h13, última modificação: 18/11/2022 16h09
2º Encontro de Estágios da Ufac discute formação profissional-capa.jpg

O 2º Encontro de Estágios da Ufac reuniu estudantes, professores e instituições parceiras nesta quinta-feira, 11, no Teatro Universitário. A programação continua até esta sexta-feira, 12.

Com o tema “Diálogos Interdisciplinares e a Relação Teoria e Prática no Processo de Formação Profissional nos Cursos da Ufac”, o evento tem como objetivo promover interação e troca de experiências desenvolvidas no âmbito dos estágios curriculares entre áreas afins, refletindo a relação teoria e prática na formação profissional.

“Esse encontro é voltado para melhoria do processo ensino-aprendizagem. A experiência do estágio é fundamental para que o aluno possa ampliar sua visão em relação à futura profissão e à própria educação”, avaliou a reitora Guida Aquino. “É importante pensar a prática do estágio como eixo articulador da formação acadêmico-profissional.”

Também presente na abertura, o vice-reitor Josimar Batista lembrou sua trajetória acadêmica. “Foi a oportunidade que eu tive no campo do estágio, na Embrapa, que abriu e solidificou meu caminho de formação e me fez investir no mestrado e doutorado”, refletiu.

Após a solenidade de abertura, foram realizadas as palestras “A Importância do Estágio Supervisionado para a Formação Profissional na Ufac”, com a professora Maria de Lourdes Esteves, da Ufac, e “A Dialética do Trabalho entre o Trabalho Didático e a Formação Profissional: Implicações, Reciprocidades e Contradições”, com o professor convidado, Fernando Conde Veiga, da Universidade Federal de Viçosa.

Além da apresentação, durante a tarde de hoje, dos resumos dos grupos de trabalho de todos os seis Centros Acadêmicos da Ufac, ocorre amanhã exposição de banners, mesas-redondas e plenárias dos cursos de bacharelado e licenciatura, abertas ao público.

“A ideia, com esse evento, é buscar desenvolver a modalidade de estágios na Ufac, através de articulação interdisciplinar que possibilite o trabalho com projetos de extensão e pesquisa”, disse a diretora de Apoio à Formação Docente, Lucy Queiroz. “Precisamos que escolas, instituições de diversas áreas, estagiários e nossos professores tenham objetivos comuns; é a partir da realização desse encontro que pretendemos tornar real essa possibilidade.”