Academia da Ufac lança app para acompanhar treinos

publicado: 11/02/2019 16h21, última modificação: 18/11/2022 16h09
Ufac201902111.jpg

O Laboratório de Exercícios Físicos Resistidos e Aeróbicos (Labefra), da Universidade Federal do Acre (Ufac), lançou, recentemente, o aplicativo Academia Ufac. Por meio dele, os usuários podem acompanhar seus treinos de forma individualizada e com suporte a um instrutor pessoal. O app está disponível no Google Play e pode ser instalado em telefones com o sistema Android.

A principal funcionalidade do dispositivo é possibilitar aos usuários da academia da Ufac o acompanhamento de seus treinos no celular. Essa função acaba por gerar economia com as fichas de papel, que eram perdidas e constantemente refeitas.

O trabalho foi desenvolvido pelo técnico-administrativo lotado no Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) da Ufac, Francisco Passos, em parceria com a técnica em educação física responsável pelo Labefra, Ane Kelly Severino Salvino. O desenvolvimento durou cerca de um mês e está disponível apenas no módulo básico, que consiste no acompanhamento dos treinos dos alunos.

Passos explica que cada treino é montado no aplicativo de acordo com o perfil do aluno. “Isso vai automatizar o processo de criação de treinos pelo instrutor, além de ser uma forma mais simples e fácil para o aluno acompanhar o treino.”

O aplicativo conta hoje com oito perfis de treinos diferentes pré-configurados no sistema, mas os instrutores podem cadastrar novos, conforme necessidades dos alunos.

“Se o aluno precisa de um treino específico, este será preparado pelo instrutor e o aluno poderá acompanhar pelo aplicativo”, disse Passos. “Não será daquela forma mais genérica, pela qual todo mundo faz a mesma coisa; cada pessoa poderá fazer seu treinamento de acordo com sua real necessidade.”

O cadastro e a liberação de acesso são feitos, conforme a lista dos participantes, pela academia da Ufac, que é utilizada por estudantes e servidores da instituição, bem como por pessoas da comunidade externa.

O próximo módulo do aplicativo a ser lançado contará com videoaulas, ensinando a forma correta de utilizar equipamentos da academia. Futuramente também contará com treinos em vídeo para que os usuários possam se exercitar em qualquer local, mesmo sem acesso a equipamentos de academia.