Arraial da Ufac começa com público estimado em 2 mil

publicado: 06/07/2019 18h39, última modificação: 18/11/2022 16h09
060720191.jpg

Cerca de 2 mil pessoas prestigiaram a noite de abertura do Arraial da Ufac. A festa continua neste sábado, 6, e domingo, 7, no Centro de Convenções do campus-sede. Neste ano, mais de 40 barracas com comidas típicas, doces e salgados estão preparadas para atender as comunidades interna e externa. A programação conta com música, espaço de lazer para crianças e apresentação das quadrilhas Capivaras na Roça e do Colégio de Aplicação.

“Que alegria ver este espaço tão cheio e com tanta animação. A palavra da noite é agradecimento, porque esta é uma festa construída de maneira coletiva e para o coletivo”, destacou a reitora da Ufac, Guida Aquino. O vice-reitor Josimar Batista ressaltou a iniciativa dos alunos que fazem o arraial. “Olhando ao redor, conseguimos ver as mãos de muita gente na construção desse arraial, principalmente dos estudantes; essa é a grande marca do evento.”

Para o presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Richard Brilhante, o arraial é uma importante atividade de integração. “Apesar de dar muito trabalho, demandar intensa mobilização para montar tudo e exigir que conciliemos isso com as atividades acadêmicas, o envolvimento de todos promove o brilho da festa. Agora olhamos tudo pronto e sentimos muito orgulho”, disse.

Como no ano passado, cursos de graduação, pós-graduação, centros acadêmicos, atléticas e empresas juniores receberam permissão para venda de comidas típicas. “Esta é a primeira vez que participo do Arraial da Ufac e já estou aprovando”, avaliou a estudante Aline Paiva, integrante do Centro Acadêmico de Ciências Sociais. “Foi uma surpresa o grande público de hoje, já que, normalmente, a primeira noite é sempre de vendas mais tímidas; estamos satisfeitas.”

Acadêmica de Engenharia Agronômica, Natália Torres mostrou-se otimista em relação às vendas das barracas. “Levando em conta o público das edições anteriores, temos a expectativa de realmente atingir nossa meta, alcançando a quantia que desejamos e que vai nos auxiliar na festa de formatura”, contou.

O Arraial da Ufac é promovido pelo DCE e pela Pró Reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes).