Pesquisa

Artigo aborda desgaste causado por mexilhão-dourado em aço

publicado: 21/08/2019 10h47, última modificação: 18/11/2022 16h10
210820191.jpg

O professor da Ufac, Rodrigo Serrano, teve artigo publicado em coautoria na revista científica internacional “Wear”, que possui conceito Qualis A1 e trata de ciência e tecnologia de fricção, lubrificação e desgaste. O artigo é um estudo de caso sobre a capacidade abrasiva de conchas do ‘Limnoperna fortunei’ (mexilhão-dourado) no desgaste de três tipos diferentes de aço. 

Segundo o professor, que também coordena o Laboratório de Cartografia da Ufac, o artigo trata de uma espécie invasora, o mexilhão-dourado, que chegou ao Brasil nos anos 1990. “Ele é um molusco bivalve que está vindo do sul para o norte do país e se encontra na região de Minas Gerais”, relata. “Está causando desgaste em sistemas de bombeamento de água e em sistemas de geração de energia elétrica, nas usinas hidrelétricas.” 

Serrano e os outros autores do artigo estudaram o efeito da casca do mexilhão-dourado no desgaste de parte das turbinas de usina hidrelétrica, chamada de labirinto. Ele explica que o mexilhão-dourado se fixa em estruturas rígidas e possui grande capacidade de proliferação, formando macroaglomerados de indivíduos que acabam se soltando em placas, chocam-se com rotores das turbinas e são triturados; a água com restos da casca do molusco entra no labirinto da turbina e ocasiona o desgaste.  

Serrano ressalta a importância de se conhecer os efeitos de uma espécie invasora. “A casca do mexilhão tem dureza inferior ao aço, mas nossos estudos mostraram que isso é suficiente para causar danos. A vinda dessa espécie invasora, além de alterar a biodiversidade daqueles rios em que ela está, também causa danos econômicos”, conclui, “pois além de entupir o sistema de sucção de água, está causando danos em usinas hidrelétricas, tanto pelo desgaste como pelo aumento de manutenção das turbinas.” 

O trabalho foi feito em parceria com pesquisadores do Centro de Pesquisas Hidráulicas e Recursos Hídricos da Universidade Federal de Minas Gerais, do Laboratório de Microabrasão e de Hidráulica da Universidade Federal de Ouro Preto e da Ufac.  

O artigo está publicado em inglês, com o título “Case Study: Abrasive Capacity of ‘Limnoperna fortunei’ (Golden Mussel) Shells on the Wear of 3 Different Steel Types” (Estudo de caso: capacidade abrasiva de conchas de 'Limnoperna fortunei', mexilhão-dourado, sobre o desgaste de 3 tipos diferentes de aço). Os autores são Ana Letícia Pliz de Castro, Rodrigo Otávio Peréa Serrano, Maria Aparecida Pinto, Gilberto Henrique Tavares Álvares da Silva, Lívia de Andrade Ribeiro, Edna Maria de Faria Viana e Carlos Barreira Martinez. 

O professor Rodrigo Serrano também participou da publicação de outro artigo na revista “Wear”, em 2018, intitulado “Case Study: Effects of Sediment Concentration on the Wear of Fluvial Water Pump Impellers on Brazil’s Acre River” (Estudo de caso: efeitos da concentração de sedimentos no desgaste de impulsores de bomba de água fluvial no rio Acre, Brasil).