Notícias

Assembleia Legislativa de RO homenageia paleontologia da Ufac

publicado: 09/09/2019 15h00, última modificação: 18/11/2022 16h10
090920193.jpg

A Assembleia Legislativa de Rondônia homenageou o Laboratório de Pesquisas Paleontológicas (LPP) da Ufac, durante sessão solene em homenagem aos 50 anos de fundação da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais. O evento ocorreu na quinta-feira, 5, no Plenário das Deliberações, em Porto Velho, e atendeu ao requerimento do deputado estadual Chiquinho da Emater (PSB-RO).

A comenda foi entregue ao representante da Ufac no evento, Jonas Pereira de Souza Filho. “A homenagem é um reconhecimento ao grupo de pesquisadores que há mais de 36 anos realiza, com competência e dedicação, estudos geopaleontológicos na Amazônia”, disse. “É também o reconhecimento de um trabalho que ajuda a colocar a Ufac como instituição de referência na área paleontológica na região e no Brasil.” 

O LPP foi criado em 1983, a partir de pesquisas realizadas na década de 1970. O laboratório possui a maior coleção de fósseis paleovertebrados da Amazônia Sul-Ocidental, com cerca de 6 mil espécies catalogadas.

O espaço é visitado por pesquisadores de todo o mundo. Em 1989, sua equipe foi a responsável por descobrir o jacaré com chifres, uma inédita espécie da família dos ‘Alligatoridae’. Em 2019, o LPP resgatou, em Brasileia (AC), fragmentos do ‘Purussaurus brasiliensis’, o maior jacaré da Terra. As peças devem se juntar às demais em destaque no museu paleontológico.