Aula sobre relações étnico-raciais integra recepção de calouros

publicado: 05/08/2019 11h51, última modificação: 18/11/2022 16h10
050820191.jpg

A Ufac iniciou a recepção dos alunos matriculados para o segundo semestre de 2019 com a videoaula “Relações Étnico-Raciais”, ministrada pelo antropólogo brasileiro-congolês Kabengele Munanga nesta segunda-feira, 5, no anfiteatro Garibaldi Brasil, no campus-sede. Ele é uma das principais referências sobre racismo na sociedade brasileira.

O evento foi organizado pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes) e pelo Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas (Neabi). Participaram da recepção estudantes dos cursos de Música, Filosofia, Espanhol, Jornalismo, Medicina, Engenharia Elétrica, Engenharia Florestal, Nutrição e Saúde Coletiva.

“É um momento que a Ufac reserva para promover integração e ambientação dos novos alunos”, disse o pró-reitor de Assuntos Estudantis, Sérgio Siqueira. “A recepção é importante para que o aluno entenda que a universidade é um espaço plural, que acolhe todos e todas com o mesmo respeito. É neste momento que os calouros entendem seus direitos e deveres.”

A programação também contou com uma discussão mediada pela coordenadora do Neabi, Flávia Rodrigues Lima da Rocha, sobre as relações étnico-raciais, envolvendo os alunos. “A proposta é promover uma reeducação que passe por todos os cursos e áreas”, destacou. “É muito importante compreender esse olhar para o outro, esse Brasil multicultural e multiétnico que nós temos.”