Crianças do ensino público participam de atividade na Ufac

publicado: 14/10/2019 10h40, última modificação: 18/11/2022 16h10
141020191.jpg

O projeto de extensão “Vivendo a Ufac: Encontro da Pedagogia com a Educação Infantil” trouxe ao campus-sede, nessa quarta-feira, 9, e quinta-feira, 10, estudantes da rede pública de ensino. Com idade entre dois e cinco anos, as crianças vivenciaram diferentes oficinas e puderam conhecer espaços da universidade.

A ideia foi da professora do curso de Pedagogia, Gianni Grotti, como complemento às disciplinas Estágio Supervisionado e Oficina do Trabalho Pedagógico na Educação Infantil. Essa foi a 1ª edição do projeto. Ao todo, serão mais de 300 crianças participando das atividades programadas pelos graduandos.

“Nosso principal objetivo é promover a integração com a educação infantil, que representa um segmento com muitas especificidades, no qual o lúdico precisa se fazer presente para auxiliar no desenvolvimento e autonomia da criança”, destacou a professora.

Divididos em grupos de seis, as crianças participaram de atividades que incluíram oficina de música, de argila, de fabricação de brinquedos com garrafas PET; contação de histórias; teatro sobre alimentação saudável; degustação de sucos; visitação ao Museu de Paleontologia da Ufac e passeio no lago.

“É muito legal. Estou fazendo uma boneca com essa massa que eu nunca tinha feito”, disse Isabele Araújo, 4, durante a oficina de argila. “É um dinossauro de verdade. Tem um jabuti bem grandão e essa preguiça bem gigante; que incrível”, admirava-se José Luan Barbosa, 3, diante da exposição montada no Laboratório de Paleontologia.

“Essa é a primeira vez que participo de uma atividade voltada a esse público. É um desafio manter a atenção das crianças, mas estamos conseguindo atingir nosso objetivo, que é, através do circuito montado, trabalhar noções de regras e coordenação motora”, refletiu o acadêmico de Pedagogia, Adan Moraes.

Além de alunos de Pedagogia, também participaram da atividade alunos do curso de Nutrição e Letras. A expectativa é que o projeto integre o calendário acadêmico a partir de agora.

Confira a galeria de fotos aqui.