Notícias

Curso de Nutrição da Ufac realiza 1ª Feira Agroecológica

publicado: 16/10/2019 14h26, última modificação: 18/11/2022 16h10
Feira Ecologica.jpg

A Ufac promove a 1ª Feira Agroecológica do Curso de Nutrição, com exposição de produtos orgânicos, como hortaliças, frutas, goma de mandioca e ovos de galinha caipira. O evento ocorre nesta quarta-feira, 16, no Centro de Convenções, e conta com feirantes do município de Capixaba (AC) e artesãos de Rio Branco. 

A reitora Guida Aquino destacou a importância do evento e a iniciativa do curso de Nutrição, disponibilizando a feira para a comunidade interna e externa. “O curso de Nutrição é um orgulho da Ufac e vem trazendo bons frutos, tanto para a academia quanto para a sociedade.”

Em parceria com os agricultores da horta nativa do município de Capixaba, a feira tem como objetivo estimular a agricultura familiar, propiciando o consumo de alimentos saudáveis e colaborando com o meio ambiente. De acordo com a coordenadora da feira, Eline Messias, a ideia do evento surgiu de uma disciplina do curso, chamada Práticas Integradas, ministrada para o 7º período, e que se tornou um projeto de extensão. 

“A feira comemora o Dia Mundial da Alimentação [16 de outubro], com o intuito de fornecer alimentos com menos quantidade de agroquímicos”, disse Eline. “Consumindo alimentos locais, acreditamos que as pessoas vão ter melhor qualidade de vida no seu hábito alimentar.”

O agricultor Laedi Felix da Silva, que participa da feira pela primeira vez, contou que trabalha na área há seis anos. “Com a necessidade de morar no campo e por não ter renda, comecei esse trabalho em 2013, para ter uma sobrevivência digna e colaborar para amenizar a fome das pessoas com uma alimentação saudável.”

A feira termina hoje às 15h30 com piquenique e a roda de conversa “Autobiografia Alimentar: Os Alimentos que Fazem Parte da Nossa História”.

 Curso de Nutrição da Ufac realiza 1ª Feira Agroecológica

(Ingrid Guedes, estagiária Ascom/Ufac)