Curso estuda flora no parque da Serra do Divisor

publicado: 04/02/2019 14h21, última modificação: 18/11/2022 16h09
Ufac201902041.jpg

O Laboratório de Ecoanatomia e Ecologia Vegetal e o Herbário do campus Floresta da Universidade Federal do Acre (Ufac) realizaram o 1º Curso de Campo da Flora do Parque Nacional (Parna) da Serra do Divisor, entre os dias 28 de janeiro e 2 de fevereiro, ministrado pelo professor Marcus Athaydes Liesenfeld a 28 alunos de Ciências Biológicas (bacharelado e licenciatura).

O curso proporcionou aos estudantes, além da ampliação de seus conhecimentos sobre conservação da flora do Parna da Serra do Divisor, contato com formas de pesquisa, práticas de coleta de campo de vegetação e noções de herborização.

Durante os dias de atividades nas trilhas do parque e em outros locais não turísticos da unidade, foram reunidas cerca de 300 coletas de 102 espécies vegetais, muitas delas exclusivas da região. As coletas serão incorporadas ao recém-criado Herbário do campus Floresta e distribuídas em outros herbários.

“Atividades que envolvem conhecimento in loco da natureza são indispensáveis na formação do jovem profissional em ciências biológicas”, disse Marcus Athaydes Liesenfeld. “Este contato do aluno com a natureza deve ser incentivado, pois assim são construídas bases sólidas de preservação e amor à natureza.”

O Parna da Serra do Divisor é considerado o local de maior biodiversidade da Amazônia, sendo o quarto maior Parna do Brasil, com uma área de 843 mil hectares, distribuídos nos municípios acreanos de Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves, Mâncio Lima, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo.

O curso de campo é uma atividade do projeto Ecologia e Taxonomia Vegetal na Amazônia Ocidental, do grupo de pesquisa homônimo; contou com apoio da Coordenação de Licenciatura em Ciências Biológicas, do Centro Multidisciplinar, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e da Secretaria de Educação da Prefeitura de Mâncio Lima, com recursos de bolsas da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da Ufac.