Direito da Ufac recebe selo nacional ‘OAB Recomenda’

publicado: 31/01/2019 15h00, última modificação: 18/11/2022 16h09
Ufac201901311.jpg

O curso de Direito da Universidade Federal do Acre (Ufac) recebeu, pela quarta vez, o selo de qualidade da Ordem dos Advogados do Brasil, o “OAB Recomenda”, nessa quarta-feira, 30, em Brasília. Nesta 6ª edição de chancela do selo, foram certificadas 161 instituições de ensino superior de todo o Brasil, entre mais de 1.500 reconhecidas pelo Ministério da Educação. O evento ocorreu na sede da OAB.

A placa foi entregue à reitora da Ufac, Guida Aquino, e à pró-reitora de Graduação, Ednaceli Damasceno, pelo presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia. “Temos muito orgulho de ter um dos melhores cursos de Direito do Brasil”, disse Guida. Ednaceli parabenizou o curso de Direito. “Esse selo é resultado de um trabalho árduo realizado por professores, técnico-administrativos, alunos e gestão da Ufac.”

Durante a cerimônia de entrega do selo, Lamachia ressaltou a importância de certificar cursos de Direito oferecidos por universidades brasileiras.  “Esta solenidade coroa um próspero e incessante trabalho conjunto de diversas entidades em prol do aprimoramento do ensino de Direito no país”, contou. “Por meio da outorga do selo, um decisivo passo é dado em direção ao aperfeiçoamento da cultura jurídica.”

O secretário de Educação Superior e consultor matemático da 6ª edição do “OAB Recomenda”, Mauro Luiz Rabelo, informou que, para avaliar a qualidade dos cursos, são cruzados dados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e do exame da OAB; os dados são submetidos a fórmulas matemáticas que nivelam as duas avaliações, o que possibilita a comparação do desempenho dos alunos de forma mais justa.

“A escolha de trazer para o método do selo critérios técnico-científicos oriundos da matemática e da estatística demonstra o compromisso da OAB em fazer dessa insígnia algo do maior porte possível em termos técnicos”, afirmou. “A avaliação é algo que faz parte do nosso cotidiano; isso é mais um indicador da qualidade do ensino jurídico.”

No campus-sede da Ufac, o coordenador do curso de Direito, Francisco Pereira, pontuou que o selo é reflexo de longo trabalho de engajamento de professores e alunos. “Além disso, é reflexo do empenho da gestão em qualificar o quadro docente com mestrado e doutorado.”