Egressos de pré-Enem da Ufac são recebidos no campus-sede

publicado: 11/09/2019 10h32, última modificação: 18/11/2022 16h10
110920191.jpg

A Ufac, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex), recepcionou estudantes de cursos de graduação da instituição egressos do projeto de extensão #EuNaUfac, pré-Enem gratuito voltado a alunos da rede pública de ensino. Durante a recepção, que ocorreu nessa segunda-feira, 9, no auditório Pedro Martinello, no Centro de Convenções, foram lançadas as videoaulas do #EuNaUfac, produzidas em parceira com a Assessoria de Comunicação da universidade (Ascom/Ufac).

Das turmas do pré-Enem #EuNaUfac de 2018, 52% dos alunos que concluíram o curso foram aprovados no Sistema de Seleção Unificada na Ufac, no Instituto Federal do Acre e no Instituto Federal de Rondônia.

O projeto foi criado em 2016 e visa melhorar as chances de acesso para alunos de escolas públicas a cursos de graduação em instituições públicas de ensino superior. O curso é ministrado por alunos de graduação da Ufac; em 2019, é oferecido em sete municípios acreanos: Rio Branco, Manuel Urbano, Brasileia, Rodrigues Alves, Jordão, Mâncio Lima e Cruzeiro do Sul, com total de 600 matriculados.

“Nenhum país vai ter sua soberania ou riqueza se não for através da educação; precisamos de cabeças capazes de desenvolver e inovar”, disse o reitor em exercício, Josimar Batista. “Apesar dos cortes no orçamento, não vamos desistir. Estamos buscando parcerias para garantir que o projeto continue a chegar a quem mais precisa. Quem ganha é a sociedade e a universidade.”

O #EuNaUfac também oferece oportunidade de pesquisa. “No projeto, o protagonista é o aluno de graduação, que vai ministrar a aula acompanhado de uma equipe pedagógica”, contou o pró-reitor de Extensão e Cultura, Isaac Silva. “Foi em conversa com a equipe do projeto que surgiu a ideia das videoaulas, para ajudar alunos do pré-Enem com complemento do ensino e toda a comunidade, que terá acesso ao material por meio de plataformas digitais.”

As videoaulas abordam conteúdos-base do Enem, visando aos alunos que tiveram dificuldade nas aulas presenciais. Serão disponibilizadas em várias plataformas digitais, inclusive nas redes sociais e em grupos de WhatsApp, com o objetivo de interagir e sanar dúvidas, servindo como material complementar do curso.

Também participaram da solenidade de recepção a pró-reitora de Graduação, Ednaceli Damasceno; o coordenador do projeto #EuNaUfac, Enock da Silva Pessoa; o representante do Núcleo de Interiorização e Educação a Distância, Jairo Nogueira; e o diretor de Ações de Extensão da Proex, Valmir Araújo.