publicado: 05/06/2019 15h06, última modificação: 18/11/2022 16h09
05.06.2019 Engenharia Florestal promove atividade no Antimary.jpg

O curso de Engenharia Florestal da Ufac realizou atividade didática e prática na Unidade de Gestão Ambiental Integrada (Ugai), floresta estadual do Antimary (FEA), de 30 de maio a 1 de junho, envolvendo extrativistas das florestas nacionais do Macauã e de São Francisco.

Durante três dias de atividades, os participantes puderam conhecer as instalações da Ugai, participar de palestras, ter contato com infraestruturas da exploração florestal (estradas, pátios, pontes e bueiros) e com aplicação das técnicas de corte e extração praticadas na FEA. Acadêmicos e comunitários também puderam comparar o desenvolvimento da floresta em duas áreas manejadas em períodos distintos, 2007 e 2016.

Engenharia Florestal promove atividade no Antimary

Além disso, a programação contou com demonstração de uso da serraria portátil para desdobro de madeira. A expectativa é que as comunidades das florestas nacionais possam utilizar a tecnologia apresentada para processamento de madeira de forma otimizada e sustentável.

A atividade faz parte do projeto de capacitação ao manejo florestal comunitário, que é coordenado pelos professores da Ufac Tarcísio José, Gualberto Fernandes e Thiago Augusto da Cunha. Três disciplinas estão integradas e envolvidas nas aulas práticas: Exploração e Transporte Florestal, Avaliação de Impactos Ambientais e Manejo de Bacias Hidrográficas.

Segundo os organizadores, a ação foi importante para que extrativistas e acadêmicos pudessem conhecer de perto as atividades desenvolvidas no interior da floresta, como técnicas empregadas para corte, arraste e transporte da madeira. Os professores acreditam que atividades do tipo promovem o fomento ao uso sustentável dos recursos florestais e a interação necessária entre alunos e a população tradicional.

Engenharia Florestal promove atividade no Antimary

“A atividade é essencial para assimilarmos de forma mais fácil o conteúdo visto em sala de aula, além de podermos ter contato direto com os comunitários”, disse a aluna Marina Vaz Luckner.

A iniciativa contou com apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Acre. A próxima atividade da equipe de Engenharia Florestal está programada junto aos comunitários da floresta nacional do Purus, no sul do Amazonas, entre os dias 13 e 16 de junho.