Equipe da Ufac participa de congresso sobre pesquisa florestal

publicado: 05/11/2019 21h01, última modificação: 18/11/2022 16h10
Equipe da Ufac participa de congresso sobre pesquisa florestal.jpg

Os professores do curso de Engenharia Florestal da Ufac, Marco Antônio Amaro e Sabina Cerruto Ribeiro, participaram do 25º Congresso Mundial da União Internacional de Organizações de Pesquisa Florestal (Iufro, na sigla em inglês), que ocorreu de 29 de setembro a 5 de outubro, em Curitiba. O evento teve como tema “Pesquisa Florestal e Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável”.

A programação contou com sessões plenárias, mesas técnicas, minidebates, reuniões e eventos paralelos, além de uma área de exposição e de feira da sociobiodiversidade. Amaro e Sabina coordenaram a sessão técnica Florestas e Mudanças Climáticas no Sudoeste da Amazônia (SWA), que focou a região MAP (Madre de Dios-Peru, Acre-Brasil e Pando-Bolívia) e teve como objetivos discutir as especificidades das florestas do SWA, mudanças no uso da terra e impactos das mudanças climáticas no SWA e iniciativas para mitigar as mudanças climáticas no SWA.

Essa foi a primeira vez que o congresso foi sediado na América Latina. Mais de 2.500 pessoas de 90 países trocaram experiências e adquiriram novos conhecimentos sobre florestas para as pessoas, florestas e mudanças climáticas, florestas e produtos florestais para um futuro mais verde, biodiversidade, serviços ambientais e invasões biológicas e florestas, interações com solo e água.

O 25º Congresso Mundial da Iufro foi organizado e coordenado pelo Serviço Florestal Brasileiro e pela Embrapa. O próximo congresso está agendado para 2024, em Estocolmo, na Suécia.

Da Ufac também participaram do evento os professores Andrea Alechandre, Berenice Silva, Foster Brown e Moisés Lobão; os alunos do mestrado em Ciência Florestal, Égon Lima, Júlio Almeida e Karine Silva; o aluno do mestrado em Ecologia e Manejo de Recursos Naturais, Matheus Sales; a estagiária Quéren Luna e o técnico Harley Silva, do Parque Zoobotânico.

A comitiva da Ufac apresentou 23 trabalhos, entre apresentações orais e pôsteres. A participação teve apoio financeiro da Ufac, da Iufro, do Fundo Mundial para a Natureza (WWF) e da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid).