Notícias

Evento discute alternativas para pecuária de corte no AC

publicado: 28/06/2019 13h42, última modificação: 18/11/2022 16h09
fotocapa.jpg

Com o tema “Pecuária Eficiente, Acre forte”, ocorreu na Ufac o 2º Simpósio Acreano de Pecuária de Corte. O evento reuniu estudantes, professores, técnicos de áreas afins, produtores rurais e profissionais das áreas de ciências agrárias ligados direta ou indiretamente à cadeia pecuarista do Estado. A organização registrou a inscrição de mais de 300 participantes.

“Precisamos incentivar eventos como esse para estreitar a relação entre a universidade e a comunidade externa”, destacou o reitor em exercício, Josimar Batista. “Nós, enquanto academia, devemos estar atentos às necessidades do produtor, desenvolver tecnologias, auxiliá-lo em seu trabalho para que produza com eficiência.”   

Realizado pelo grupo de estudos em pecuária de corte da Ufac, RA Consultoria e Animalia (empresa júnior de Medicina Veterinária), o evento objetivou contribuir com fóruns de discussão para o desenvolvimento de alternativas tecnológicas.

“Esse não é um evento comercial, apesar de termos investidores no público; eles não estão aqui para apresentar produtor. Nosso foco é trazer conhecimento para as pessoas que muitas vezes não têm tanto acesso”, avaliou a coordenadora do simpósio, professora Bruna Rosa. “A pecuária de corte no Estado do Acre tem um peso econômico muito grande; 93% do rebanho bovino acreano é voltado para o corte. Sentíamos que faltava trazer mais informação sobre o assunto e por isso o evento é um sucesso.” 

Nessa edição, o evento contou com a participação de cinco palestrantes convidados: Carlos Mauricio Soares de Andrade, Francys Jhey Ferrer, Pedro Veiga, José Nélio de Sousa Sales e Flávio Dutra de Resende.

Evento discute alternativas para pecuária de corte no AC