Evento discute secas e inundações na bacia do rio Acre

publicado: 23/04/2019 16h53, última modificação: 18/11/2022 16h09
Capa-MAP2.jpg

O Parque Zoobotânico (PZ) da Ufac promove o seminário Secas e Inundações: Construindo Soluções Globais a partir da Região MAP (Madre de Dios, Peru; Acre, Brasil; Pando, Bolívia). O evento ocorre nesta terça-feira, 23, e quarta-feira, 24, no Centro de Convenções do campus-sede, reunindo pesquisadores, estudantes e organizações brasileiras, peruanas e bolivianas, interessados em soluções para transformações climáticas, especialmente na bacia do rio Acre.

Os participantes terão a oportunidade de discutir a construção de soluções para eventos extremos a partir de palestras e mesas-redondas, com temas como: preparação da defesa civil para secas e inundações; políticas das universidades para lidar com eventos extremos; queimadas no Acre; ministérios públicos e planejamento para eventos extremos; plano de adaptação de múltiplos atores para lidar com florestas sujeitas ao aumento de risco de incêndios extensivos.

“Temos buscado, cada vez mais, estreitar parcerias com universidades peruanas e bolivianas; isso significa que, se para os desastres ambientais não há fronteiras, para a educação também não”, destacou o reitor em exercício da Ufac, Josimar Batista, durante a solenidade de abertura do encontro.  “Nesse sentido, é papel das universidades estimular o desenvolvimento de discussões de relevância e transformar essas discussões em produtos que possam ser utilizados em favor da sociedade, como faz o MAP.”

Criado há dois anos, o MAP Resiliência, projeto trinacional “Desenvolver Resiliência e Soluções em Relação aos Eventos Climáticos Extremos no Sudoeste da Amazônia: Um Exemplo da Bacia Trinacional do Rio Acre”, nasceu com a finalidade de promover diálogos acerca da gerência dos recursos naturais e eventos extremos a partir da bacia trinacional do rio Acre.

“Os problemas que temos visto hoje nos dão a pista do que pode haver pela frente e são questões que não resolveremos sozinhos; é preciso trabalhar coletivamente”, apontou o coordenador-geral do MAP Resiliência, Foster Brown. “Esse modelo dos três países pensando estratégias conjuntas é um modelo a ser desenvolvido para o mundo inteiro.”

Ainda durante a solenidade de abertura, o Ministério Público do Estado do Acre, parceiro na organização do evento, oficializou a entrega de 30 sensores de fumaça adquiridos através de uma parceria com a Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária no Acre (Fundape) e o PZ. Os equipamentos medem a qualidade do ar atmosférico.

“Essa foi uma parceria importante. A partir de agora, todos os municípios do Acre contarão com pelo menos um sensor desses, avaliando a qualidade do ar e fornecendo essas informações para toda a população”, disse a diretora do PZ, Cristina Boaventura.

Evento discute secas e inundações na bacia do rio Acre