Notícias

Eventos sobre história e igualdade racial começam na Ufac

publicado: 11/11/2019 16h54, última modificação: 18/11/2022 16h10
Semana em Favor da Igualdade Racial.jpg

A Ufac sedia a partir desta segunda-feira, 11, até quinta-feira, 14, quatro eventos conjuntos. A 19ª Semana de História, a 5ª Semana em Favor de Igualdade Racial, o 7º Seminário do Pibid História Ufac e o 2º Seminário da Residência Pedagógica de História da Ufac. As atividades ocorrem no anfiteatro Garibaldi Brasil e no Centro de Convenções.

Os eventos são projetos de extensão pensados a partir da necessidade de articular e divulgar saberes advindos de pesquisas e produções acadêmicas.  A programação conta, ainda, com outras mesas-redondas, minicursos, grupos de trabalho, lançamento de publicações e atividades culturais.

Para a organização dos eventos, as atividades resultam dos diálogos desenvolvidos por pesquisadores/professores, alunos e representantes de diversos segmentos sociais, sobretudo do movimento negro do Estado do Acre. A perspectiva é constituir espaços de debate e aprimoramento de mecanismos e instrumentos de difusão de conhecimentos, assim como discutir políticas de promoção de igualdade racial. 

A abertura da programação contou com a mesa-redonda “Experiências de Programas de Pós-Graduação na Ufac”, com os professores Mark Clark Assem, do programa de pós-graduação (PPG) em Educação; Gerson Albuquerque, do PPG em Letras: Linguagem e Identidade; e Sérgio Roberto de Souza, do mestrado profissional em História. 

Os eventos contam com parceria da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, dos cursos de História (licenciaturas e bacharelado), do Centro de Filosofia e Ciências Humanas, dos movimentos sociais, da Associação Nacional de História-Seção Acre e do recém-aberto mestrado profissional em História da Ufac.

Eventos sobre história e igualdade racial começam na Ufac