Mestrado em Ecologia da Ufac desenvolve projeto com UFPA e Ufla

publicado: 22/08/2019 16h30, última modificação: 18/11/2022 16h10
Mestrado em Ecologia da Ufac desenvolve projeto com UFPA e Ufla

O mestrado em Ecologia e Manejo de Recursos Naturais da Ufac, em parceria com programas de pós-graduação (PPGs) em Ecologia da Universidade Federal do Pará (UFPA) e da Universidade Federal de Lavras (Ufla), está realizando atividades de ensino e pesquisa sobre o efeito da mudança do uso do solo e cobertura vegetal sobre a biodiversidade e funções ecossistêmicas na Amazônia, no período de 2019 a 2023.

De 1 a 12 deste mês, professores e pós-graduandos em Ecologia das três universidades realizaram atividades de pesquisa, estabelecendo oito pontos de coleta de organismos aquáticos e terrestres em cobertura florestal ao longo do ramal que liga o município de Assis Brasil (AC) ao rio Iaco. O objetivo é avaliar a resposta da biodiversidade terrestre e aquática e de suas funções ecossistêmicas frente à redução da área de floresta.

A parceria prevê, até 2023, intercâmbio de estudantes entre os três PPGs e oficinas de análise de dados e escrita científica. Para setembro, o mestrado em Ecologia e Manejo de Recursos Naturais da Ufac receberá um bolsista de pós-doutorado que contribuirá na oferta de disciplinas, orientação e publicação científica do programa.

Mestrado em Ecologia da Ufac desenvolve projeto com UFPA e UflaAlém disso, um seminário científico integrador para apresentação e discussão dos estudos realizados ocorrerá no fim das atividades; também haverá trabalho de divulgação e popularização da ciência junto a moradores da comunidade Divisão, da reserva extrativista Chico Mendes, em Assis Brasil.

Os recursos financeiros para desenvolvimento dessas ações de ensino e pesquisa provém da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), por meio do edital do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia (Procad/Amazônia) de 2018, ao qual o consórcio entre as três universidades apresentou projeto e foi contemplado.

O coordenador do projeto, Fernando Augusto Schmidt, professor da Ufac, destacou a interação entre alunos e professores com colegas da UFPA e da Ufla. “Isso agregará muita qualidade à formação de nossos discentes e resultará em parcerias produtivas aos nossos docentes”, disse. “Também esperamos que essa interação nos ajude a concretizar a tão desejada construção e implementação da proposta de doutorado em Ecologia para nosso programa.”