Mestrandos em Artes Cênicas participam de congresso no AM

publicado: 13/11/2019 15h22, última modificação: 18/11/2022 16h10
Mestrandos em Artes Cênicas participam de congresso em Manaus.jpg

Os alunos do mestrado em Artes Cênicas da Ufac, Christian Moraes e Felipe Barbosa, e o coordenador do mestrado, Leonel Carneiro, participam do 29º Congresso Nacional da Federação de Arte-Educadores do Brasil e do 7° Congresso Internacional dos Arte-Educadores, realizados de 13 a 17 de novembro, em Manaus.

Os eventos são promovidos pela Federação de Arte-Educadores do Brasil (Faeb) e pelas Universidades Federal do Amazonas e do Estado do Amazonas, com o tema “Nortes da Resistência: Lugares e Contextos da Arte-Educação no Brasil”.

O congresso nacional traça um panorama da realidade do ensino de Arte no país; por meio de fóruns, mesas-redondas, rodas de conversa e apresentações artísticas, tem por objetivo discutir avanços e conquistas dos arte-educadores diante da realidade dos Estados. Além disso, pretende debater novas estratégias e políticas de melhoria e atuação do professor de Arte no espaço escolar, buscando um permanente diálogo com as redes de ensino e compreendendo especificidades da área para atender necessidades dos alunos em sala de aula.

Os mestrandos da Ufac apresentam suas pesquisas no congresso. “É de muita importância participar e representar o Acre por meio da universidade nesse evento”, disse Christian Moraes. “Como professor de Arte e aluno do mestrado, sinto-me privilegiado em trazer as discussões da realidade do ensino dessa disciplina em nosso Estado, agregando mais conhecimentos em minha trajetória formativa para aplicá-los em minha realidade local.”

Felipe Barbosa destacou a oportunidade de conhecer e dialogar com outras regiões do Brasil. “Como mestrando em Artes Cênicas, é um momento de interação e ação, por meio do sensível e do racional, para repensar minha prática artístico-pedagógica e me compor enquanto profissional e sujeito, compartilhando inquietações com outros professores-artistas-pesquisadores, entrando em sintonia com o resto do Brasil”, opinou.

O professor Leonel Carneiro também é um dos representantes do Acre na Faeb. “A articulação com arte-educadores de todo o Brasil proposta pelo evento é essencial para que possamos criar estratégias de resistência ao desmonte promovido pelo governo na área escolar”, comentou. “O evento é um espaço fundamental de troca de experiências e certamente contribui muito para nosso trabalho na pós-graduação.”