Notícias

Reitora se reúne com presidente da Capes em Brasília

publicado: 20/02/2019 14h23, última modificação: 18/11/2022 16h09
Ufac201902201.jpg

A reitora da Universidade Federal do Acre (Ufac), Guida Aquino, e um grupo de reitores da região Norte participaram de reunião com o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Anderson Ribeiro Corrêa, e com a diretora de programas e bolsas, Zena Martins. O encontro foi realizado na manhã desta quarta-feira, 20, na sede da Capes, em Brasília. 

De acordo com Guida Aquino, foram discutidas, durante a reunião, ações relacionadas ao custeio do Sistema Nacional de Pós-Graduação na Amazônia, como bolsas, doutorado sanduíche e recepção de alunos estrangeiros.

Além disso, foram abordadas questões ligadas a avaliações de programas de pós-graduação. “Conversamos sobre a não adoção do quantitativo de docentes como requisito para abertura de um curso novo”, disse. “Tratamos da possibilidade de integração ao corpo docente, em programas de pós-graduação em regiões com baixa densidade de doutores, de pesquisadores com excelente perfil, de outras regiões do país.” 

Por fim, a pauta foi finalizada com a proposta de apoio à criação de programas de pós-graduação em rede. “Estamos na luta pelo fortalecimento e ampliação dos programas de pós-graduação na região Norte”, concluiu a reitora.