Reitoras da Ufac e do Ifac participam de reunião no MEC

publicado: 19/06/2019 16h06, última modificação: 18/11/2022 16h09
fotocapareuniaomec.jpg

- Foto: Gabriel Jabur

A  reitora da Ufac, Guida Aquino, e o pró-reitor de Planejamento, Alexandre Hid, acompanhados da reitora do Instituto Federal do Acre (Ifac), Rosana Cavalcante, estiveram reunidos na tarde dessa terça-feira, 18, em Brasília, com membros da bancada federal acreana e o ministro da Educação, Abraham Weintraub, para discutir a previsão do corte orçamentário das instituições.

A agenda faz parte de uma série de conversas que vêm sendo realizadas com a comunidade acadêmica, políticos e a sociedade em geral, desde o anúncio do bloqueio nos investimentos para o segundo semestre nas universidades federais pelo Ministério da Educação (MEC).

Reitoras da Ufac e do Ifac participam de reunião no MEC

No encontro, foi protocolado um documento relatando a atual situação orçamentária da universidade e as limitações para o funcionamento a partir dos próximos meses. “Fizemos uma fala contundente, expondo todos os números e as dificuldades que encontraremos para mantermos nossas atividades. Agora é preciso aguardar a resposta do ministério”, pontuou a reitora.

O ministro Weintraub sinalizou aos presentes que vai avaliar as demandas apresentadas pelas duas instituições, conforme documento formalizado.

A reunião com o ministro contou com a participação do governador do Estado, Gladson Cameli; do coordenador da bancada federal, senador Sérgio Petecão; dos senadores  Mailza Gomes e Márcio Bittar; dos deputados Alan Rick e Mara Rocha; da Secretária de Planejamento do Estado, Maria Alice; do prefeito do município de Cruzeiro do Sul, Ilderlei Cordeiro; do secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Ariosto Antunes Culau; e do Secretário de Educação Superior, Arnaldo Barbosa de Lima Júnior.

Reitoras da Ufac e do Ifac participam de reunião no MEC2

(Fotos: Assessoria de Imprensa/MEC)