Notícias

Reunião aborda encontro entre indígenas do Acre e Chile

publicado: 16/08/2019 17h23, última modificação: 18/11/2022 16h10
Reunião aborda encontro entre indígenas do Acre e Chile.jpg

O Centro de Arqueologia e Antropologia Indígena da Amazônia Ocidental (Caainam) da Ufac reuniu-se, nessa quinta-feira, 15, com a secretária de Estado de Empreendedorismo e Turismo, Eliane Sinhasique, e o presidente da Federação do Povo Huni Kui do Acre, Ninawá Inú Hunikui, para tratar da vinda de representantes de povos indígenas chilenos a Rio Branco, por ocasião do 2º Encontro Atacamenho-Amazônico, que ocorre de 2 a 6 de setembro no auditório do Sebrae-AC. 

O objetivo do evento é fortalecer relações entre Brasil e Chile, através de atividades de cooperação sociocultural e científica, voltadas ao desenvolvimento de ensino, pesquisa e extensão. No primeiro encontro, realizado em San Pedro de Atacama, em 2018, foi formalizada uma carta de intenções que manifestou interesse em fomentar o intercâmbio cultural e antropológico entre povos indígenas do Acre e povos originários do Atacama.

Reunião aborda encontro entre indígenas do Acre e Chile

O coordenador do Caainam da Ufac, Jacó Piccoli, considera que a recepção aos representantes chilenos traz benefícios diretos ao Acre, potencializando iniciativas de turismo bilaterais. “O intercâmbio de conhecimento e cultura entre indígenas do Acre e Atacama celebra avanços na construção e resgate da origem desses povos”, disse.

A secretária Eliane Sinhasique destacou que há interesse do Estado nesse intercâmbio. “O Acre e os povos indígenas têm muito a ganhar com o encontro”, comentou. “Vamos colocar no papel e trabalhar para realizar um evento com bons resultados.”

Confirmaram presença no 2º Encontro Atacamenho-Amazônico a maior rede de telescópios do mundo, o observatório Atacama Large Millimeter Array (Alma); o renomado pesquisador em arqueologia, Augustín Llagostera; a Embaixada chilena; o Conselho dos Povos Atacamenhos; e a Prefeitura de San Pedro de Atacama.