Reunião debate criação de Ciências Contábeis na Ufac

publicado: 08/02/2019 15h52, última modificação: 18/11/2022 16h09
Ufac201902081.jpg

- Foto: ASCOM

A reitora da Universidade Federal do Acre (Ufac), Guida Aquino, e o vice-reitor Josimar Batista participaram de reunião com representantes dos Conselhos Federal e Regional de Contabilidade, nesta sexta-feira, 8. A pauta do encontro foi a criação do curso de graduação em Ciências Contábeis.

Essa é a primeira vez que as três instituições debatem o assunto juntas. No ano passado, em reunião no gabinete da Reitoria, o Conselho Regional de Contabilidade já havia sinalizado a disposição para somar forças junto à universidade.

“O curso de Ciências Contábeis é um anseio nosso. Já foi observado que nosso Estado é o único da federação que não oferece essa graduação em instituição pública”, disse Guida. “Internamente, estamos trabalhando para viabilizar a implantação do projeto, mas vamos precisar de apoio em Brasília, junto ao Ministério da Educação.”

O Conselho Federal de Contabilidade foi representado pela vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, Lucélia Lecheta, e pelo conselheiro Elias Caddah. “O conselho oferece apoio às demandas necessárias ao projeto, tanto no Acre quanto em Brasília”, assinalou a vice-presidente. “Estamos dispostos e empenhados em auxiliar no que for possível para implantação do curso.”

Para a criação do novo curso na Ufac, primeiro é necessária a tramitação do processo, que depende da elaboração de um projeto pedagógico de curso (PPC), na Diretoria de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino (Diaden). O projeto também precisa de aprovação do Conselho Universitário (Consu).

Na instituição, o antigo projeto de implantação do curso já está sendo reformulado por uma comissão especial. “Os aspectos acadêmicos, como objetivo, disciplinas e ementas, estão praticamente todos estabelecidos”, contou a presidente da comissão responsável pela elaboração do PPC, Oleides Francisca de Oliveira. “O foco principal está nas questões que envolvem, principalmente, infraestrutura.”

Após toda a tramitação na Ufac, a decisão para implantação do novo curso vai depender de autorização final do Ministério da Educação.