Notícias

Reunião discute instalação de unidade de toxicologia no AC

publicado: 17/05/2019 13h39, última modificação: 18/11/2022 16h09
FotocapaCiatox.jpg

O grupo de pesquisa da Ufac, intitulado Núcleo de Toxicologia Clínica e Analítica (Nutox), realizou reunião com o Ministério Público do Trabalho em Rondônia e Acre e o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador da Secretaria de Saúde do Acre para discutir a implantação de Centro de Informação e Assistência Toxicológica (Ciatox) e Laboratório de Toxicologia Analítica (LTA). O encontro ocorreu nessa quarta-feira, 15, na sede da Procuradoria do Trabalho em Rio Branco.

Ciatox é uma unidade de saúde de referência em toxicologia clínica no Serviço Único de Saúde, com atendimento em regime de plantão permanente por teleconsultoria ou presencialmente. Seu objetivo é fornecer informações toxicológicas a profissionais de saúde e instituições, além de prestar assistência a pessoas expostas ou intoxicadas por substâncias químicas, toxinas de animais peçonhentos e plantas tóxicas.

O coordenador do Nutox, professor Dayan Marques, considerou a reunião um marco positivo para iniciar a implantação do Ciatox no Acre. “Este serviço contribuirá para redução da vulnerabilidade atual do Estado em relação aos casos de intoxicações acidentais ou provocadas, podendo, ainda, auxiliar o Estado de Rondônia nesses trabalhos”, disse.

Dos 27 Estados brasileiros, sete não oferecem serviços de Ciatox. Atualmente, a região Norte conta com duas unidades: uma em Belém, outra em Manaus. No encontro também foi discutida a instalação do LTA. A importância da toxicologia analítica está no fato de ser o único meio capaz de fornecer evidência objetiva quanto a natureza e magnitude da exposição a compostos tóxicos.

Integrante do Nutox, a professora Anne Grace Marques destacou as ações do núcleo relacionadas à toxicologia, em conjunto com o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, como a organização do 1º Colóquio de Toxicologia no Acre, que ocorre nos dias 14 e 15 de junho na Ufac.

A vice-procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho em Rondônia e Acre, Marielle Rissanne Cardoso, solicitou ao coordenador do Nutox a elaboração de projeto com descrição dos materiais necessários ao Ciatox e justificativas para adquiri-los.

Também participaram da reunião o professor Wagner de Jesus, membro do Nutox; o procurador Antonio Bernardo Santos; e os fiscais sanitários do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, Adônidas Feitosa e Rossy da Silva.