Semana e simpósio na área de educação ocorrem na Ufac

publicado: 19/11/2019 10h45, última modificação: 18/11/2022 16h10
191120193.jpg

A Ufac, por meio da graduação em Pedagogia e do programa de pós-graduação em Educação (PPGE), realizou solenidade de abertura da 20ª Semana de Educação e do 2º Simpósio de Pesquisa Educacional do PPGE, na tarde desta segunda-feira, 18.

Com o tema “Pluralidades no Diálogo sobre Educação e os Desafios da Graduação e Pós-Graduação”, os eventos ocorrem até esta quinta-feira, 21, no Teatro Universitário e no Centro de Convenções do campus-sede. Visam promover um processo de reflexão, compartilhamento de análises que possam contribuir com o fortalecimento e ampliação da graduação e da pós-graduação em Educação no Acre.

Os eventos reúnem estudantes, professores e pesquisadores da área da educação e oferecem programação que contempla apresentação de trabalhos, mesas-redondas, lançamentos de livro, conferências, palestras, minicursos e atividades culturais. São destinados a professores tanto do curso de Pedagogia quanto das demais licenciaturas da Ufac, bem como pesquisadores da área de educação e docentes de instituições de ensino superior e da educação básica.

A reitora Guida Aquino destacou que em momentos de crise é preciso que um evento dessa natureza se reinvente, inove e procure união com parceiros para que seja realizado. Ela informou que será assinado, em Manaus, protocolo para um programa voltado para a região amazônica na área da pós-graduação, por meio da Capes.

“Temos graduação e pós-graduação juntas com uma equipe que batalhou unida na organização desses eventos que, não tenho dúvidas, traçarão políticas importantes nessa área”, disse Guida. “Estamos na luta pela universidade pública, gratuita e de qualidade, que não cobre nada e que seja cada vez mais acessível a todos.”

Segundo a coordenadora dos eventos, Lúcia Melo de Fátima, eles representam um grande passo em direção ao fortalecimento do curso de Pedagogia e do PPGE. “Nossa expectativa é dar vazão e divulgar as pesquisas desenvolvidas nesses cursos que se ambientam nos temas das políticas, da gestão educacional e da formação de professores no trabalho docente”, comentou. “Precisamos explorar espaços e temáticas pouco contempladas nas pesquisas em Educação na região Norte e, em particular, no Estado do Acre.”

Também participaram da mesa de honra o vice-reitor Josimar Batista; o secretário Estadual de Educação, Mauro Sérgio Cruz; a pró-reitora de Graduação, Ednaceli Damasceno; o diretor do Centro de Educação, Letras e Artes, Itamar Miranda; e a coordenadora do curso de Pedagogia, Adriana Ramos dos Santos.

Lançamento de livros

A programação do evento contou com o lançamento de livros na área de Educação. A obra “Escola, Currículo e Civilidade: Modos de Configuração da Escolarização Primária no Acre Território (1903-1951)”, resultado de pesquisas das autoras Elizabeth Miranda de Lima e Maria Auxiliadora Barbosa Macedo, foi lançado durante o evento, bem como “História, Memória e Educação: Professoras da Infância em Rio Branco-Acre”, livro fruto da pesquisa de mestrado em Educação da professora Giane Lucélia Grotti.

Outros livros lançados foram: “Cotidianos e Formação Docente: Conversas, Currículos e Experiências com a Escola”, dos organizadores Rafael Marques Gonçalves, Allan Rodrigues e Tiago Ribeiro; “Conversa com Metodologia de Pesquisa: Por que não?”, dos organizadores Tiago Ribeiro, Rafael de Souza e Carmem Sanches Sampaio; e “Caminhos Investigativos: A Metodologia em Foco”, dos organizadores José Mauro Souza Uchôa e Maria Irinilda da Silva Bezerra.