Serviço Escola de Psicologia da Ufac completa 2 anos

publicado: 12/07/2019 17h22, última modificação: 18/11/2022 16h09
Psi.jpg

O Serviço Escola de Psicologia da Ufac (Serpsi) completa dois anos de funcionamento neste sábado, 13. Com intuito de aliar teoria à prática, o espaço foi fundando para atender demanda do Ministério da Educação referente a estágio obrigatório para alunos do 7º período do curso de Psicologia. Em 2018, o serviço-escola também passou a ser laboratório, ampliando sua atuação para a área de pesquisa.

O serviço é oferecido prioritariamente à comunidade externa. Todos os estagiários são acompanhados por professores do curso de Psicologia para oferecer atendimento adequado aos pacientes. Para pessoas que estão em crise de ansiedade, por exemplo, há atendimento de emergência. “A pessoa é atendida imediatamente, sem precisar entrar em fila de espera”, diz a coordenadora do Serpsi, Andréia Caroline. “Não é um processo psicoterápico, é um atendimento pontual.”

Além do atendimento inicial, são oferecidos serviços de psicoterapia individual, de grupo, plantão e avaliação psicológica. Atualmente, o Serpsi também oferece terapias em grupo com mulheres, estudantes universitários e psicoterapia breve. “É uma modalidade focal, pela qual são trabalhados os problemas daquela pessoa, mas num ponto específico”, destaca Andréia.

Para estudantes e servidores da Ufac, existe serviço de atendimento psicológico através das Pró-Reitorias de Assuntos Estudantis e de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas.