Notícias

Setor de fisioterapia promove reeducação postural

publicado: 28/02/2019 14h41, última modificação: 18/11/2022 16h09
Ufac201902281.jpeg

O Dia Nacional de Prevenção e Combate a Lesão por Esforço Repetitivo (LER) e Doença Osteomuscular Relacionada ao Trabalho (Dort) é celebrado em 28 de fevereiro. Aproveitando a data, lembrada nesta quinta-feira, o setor de fisioterapia da Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida da Universidade Federal do Acre (Ufac), a partir de 12 de março, reiniciará atividades de alongamento e exercício de reeducação postural aos servidores da instituição.

Interessados em participar devem entrar em contato pelo e-mail julianaluna@ufac.br. As atividades ocorrem às terças-feiras e quintas-feiras, na sala de fisioterapia (bloco Edilberto Parigot, estacionamento G), das 7h40 às 8h30. O objetivo é oferecer orientações e promover a prática de alongamentos e exercícios que contribuam para a melhoria da postura, com diminuição de tensões e prevenção de dores.

LER e Dort englobam várias alterações nas partes moles do sistema musculoesquelético, devido a uma sobrecarga que vai se acumulando com o passar do tempo, comprometendo seriamente tendões, articulações e músculos; surgem dores, encurtamentos, diminuição de força muscular, alterações de sensibilidade e movimento.

Fatores de risco 

Fatores de risco para desenvolvimento de LER/Dort são claramente associados ao aparecimento dos sintomas, entre eles:

- Repetição de movimentos durante o trabalho;

- Ritmo de trabalho intenso;

- Ausência de pausas durante a rotina de trabalho;

- Necessidade de ficar parado ou sentado por muitas horas;

- Mobiliário inadequado;

- Cobrança excessiva de produtividade ou outros fatores estressantes.