Notícias

Técnica de laboratório da Ufac publica livro sobre mastite bovina

publicado: 08/08/2019 15h11, última modificação: 18/11/2022 16h10
Livro-Tec de lab.jpg

A técnica de laboratório da Ufac e doutoranda do programa de pós-graduação em Sanidade e Produção Animal, Larissa de Freitas Santiago Israel, publicou, recentemente, o livro “Mastite Bovina Causada por ‘Staphylococcus sp.’: Ocorrência, Fatores de Risco e Produção de Biofilme” (Novas Edições Acadêmicas, 56 p.).

A publicação é resultado da dissertação de mestrado em Ciência Animal, defendida pela médica veterinária na Ufac em março de 2017. O livro também pode ser comprado on-line no site da Amazon.

Larissa escolheu fazer a pesquisa em pequenas propriedades leiteiras, que contam com pouca ou nenhuma assistência técnica. “A mastite bovina é uma enfermidade muito estudada, pois é a principal doença que afeta os rebanhos leiteiros em todo o mundo e não é diferente em Rio Branco”, disse. “Pelas peculiaridades da nossa região, foi encontrada uma ocorrência bastante alta da mastite, além de um perfil etiológico diferenciado.” 

Ela também recebeu convite para publicação do capítulo do livro “Ocorrência de Mastite Clínica e Subclínica em Vacas Mestiças do Município de Rio Branco (AC)”, escrito em parceria com a professora e orientadora Luciana dos Santos Medeiros. O capítulo irá compor o livro eletrônico “Investigação Científica e Técnica em Ciência Animal, v. 2”, que será lançado em outubro de 2019.

Segundo a doutoranda, os convites surgiram após apresentação de trabalhos no formato de resumo em congressos e publicação de artigo científico.

Larissa de Freitas Santiago Israel