Ufac aborda temáticas afro e indígena em capacitação

publicado: 21/05/2019 17h21, última modificação: 18/11/2022 16h09
Capa.jpg

O vice-reitor e reitor em exercício da Ufac, Josimar Batista, assinou na tarde dessa segunda-feira, 20, um termo de cooperação técnica com a Secretaria de Estado de Educação (SEE) para oferta de curso de formação continuada, direcionado a técnicos e gestores da secretaria, sobre temática afro-brasileira e indígena. A solenidade ocorreu no auditório da SEE.

Batista ressaltou a consolidação da Ufac em pós-graduação e formação continuada para rede de ensino. “Estamos oferecendo qualificação ao professor, discutindo temática ou problemática regional”, disse. “O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas [Neabi] proporciona essa capacitação inicial aos gestores da Educação. A Ufac se prontifica para firmar novas parcerias com a Secretaria de Educação.”

A formação acontece no âmbito da implementação das leis n.º 10.639/2003 e n.º 11.645/2008, que alteram as diretrizes e bases da educação nacional e torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira, africana e indígena em todas as escolas, públicas e particulares, do ensino fundamental ao médio.

O curso é ofertado pelo Neabi, ligado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Ufac; ocorre às quintas-feiras no auditório da SEE e tem 40 horas de duração. A intenção é que técnicos e gestores sejam multiplicadores do conhecimento e passem o aprendizado aos professores da rede pública de ensino.

Ufac aborda temáticas afro e indígena em capacitação

Segundo a responsável pelo Neabi, professora Cláudia Marques, o currículo escolar é pautado na cultura europeia. “Durante a história da educação no Brasil, a temática indígena e africana era proibida no currículo escolar”, lembrou. “Sua inclusão é demanda de longa data do movimento negro e dos movimentos indígenas; ou seja, fazer inserção das culturas que dizem respeito à maior parte da população brasileira, para conhecermos nossas próprias raízes.”

Participaram da solenidade o secretário de Estado de Educação, Mauro Sérgio, e a presidente do Conselho Estadual de Educação, Iris Célia Cabanellas Zanini.