Ufac distribui kits para alunos inscritos no Enade 2019

publicado: 26/11/2019 15h11, última modificação: 18/11/2022 16h10
EnadeUfac.jpg

A Pro-Reitoria de Graduação da Ufac (Prograd), por meio da Diretoria de Apoio do Desenvolvimento do Ensino (Diaden), distribuiu kits aos alunos inscritos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade 2019), na manhã de domingo, 24. Os estudantes que participaram da avaliação são dos cursos de Enfermagem, Educação Física, Engenharias Civil, Elétrica, Florestal e  Agronômica, Nutrição, Medicina e Medicina Veterinária, totalizando 471 Inscritos.

A coordenadora da Diaden, Karol Borges, explicou que todo apoio para os alunos é importante. “Sabemos que é reta final de curso, já estão cansados e ainda tendo mais esse exame para prestar, então é mais um cuidado para que sintam motivados e apoiados pela instituição”, disse.

“O Enade é um componente curricular obrigatório e faz parte da política de avaliação das Instituições de ensino superior pelo MEC. Nosso objetivo, portanto, era de estar junto dos alunos, Prograd, coordenadores e professores, para que eles se sentissem motivados e apoiados pela Instituição, confirmando na prova a qualidade da formação que receberam ao longo da sua vida acadêmica na Ufac.” ,comentou.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, responsável pelo Enade, o exame avalia o rendimento dos estudantes concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, além do nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

A avaliação é realizada desde 2004 e integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), composto também pela Avaliação de cursos de graduação e pela Avaliação institucional. Juntos eles formam o tripé avaliativo que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior brasileiras. Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior.