Ufac e BB entregam cartão do pesquisador a professores

publicado: 10/07/2019 16h29, última modificação: 18/11/2022 16h09
Ufac e BB.jpg

A Ufac, através da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propeg), realizou a entrega do cartão do pesquisador, nesta quarta-feira, 10, na sala do Órgão dos Colegiados Superiores, no campus-sede, com transmissão em videoconferência para o campus Floresta. O produto é fruto de uma parceria com o Banco do Brasil (BB) e integra o projeto de reestruturação e modernização dos laboratórios da instituição.

Primeira universidade pública do Brasil a implementar a ação, a Ufac contempla, nesse primeiro momento, 60 pesquisadores dos campi de Rio Branco e Cruzeiro do Sul. “Diante desse cenário de agravo progressivo da crise político-econômica que impacta diretamente as universidades públicas brasileiras, poder efetivar esse projeto é uma celebração. A Ufac é indutora do desenvolvimento do nosso Estado”, disse a reitora Guida Aquino para a plateia de professores.

Ufac e BB entregam cartão do pesquisador a professores

A partir de agora, cada pesquisador terá acesso a valores específicos com origem em uma conta central do BB. Desse modo, será possível efetivar a contratação de serviços e insumos necessários à pesquisa com mais agilidade e autonomia. “Sem dúvida, a Ufac torna-se modelo para outras instituições de ensino”, avaliou o vice-reitor Josimar Batista. “Hoje o projeto atende ao custeio, mas quem sabe no futuro não seja possível atender também infraestrutura.”

O projeto do cartão do pesquisador é conduzido e normatizado pela Propeg, que também é responsável pelo treinamento dos docentes contemplados para operacionalização e uso do produto. “Com esse serviço vamos acelerar compras que nossos pesquisadores necessitam, fortalecendo pesquisa e pós-graduação, que vêm crescendo na Ufac, mas que têm sofrido com a instabilidade atual no orçamento das universidades”, lembrou a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Margarida de Carvalho.