Ufac e governo do Acre firmam parcerias na educação

publicado: 21/03/2019 12h16, última modificação: 18/11/2022 16h09
capa-educacao.jpg

Com objetivo de formalizar parcerias para ações de fortalecimento e expansão do ensino básico no Acre, a reitora da Universidade Federal do Acre (Ufac), Guida Aquino, e o secretário de Estado de Educação, Mário Sérgio Ferreira da Cruz, assinaram termo de cooperação técnica, na manhã desta quinta-feira, 21, no gabinete da Reitoria.

Guida ressaltou a importância de construir e de manter parcerias, sobretudo neste momento de crise pelo qual passa o país. “Precisamos do apoio do governo, mas também das prefeituras, porque a Ufac, sozinha, não tem condições de atender todos os municípios”, comentou. “A Ufac é a única universidade pública do Acre; é por meio dela que muitos professores do interior do Estado têm condições de qualificação.”

De acordo com o secretário, neste trabalho conjunto a Ufac é responsável pela formação, disponibilizando professores, e a Secretaria de Estado de Educação (SEE) fornece apoio técnico e infraestrutura. “Uma das propostas do governo é oferecer apoio no que for necessário, não apenas com a Secretaria de Educação, mas com todas as secretarias de Estado, para que a universidade possa fazer seu trabalho”, disse. “O apoio estende-se para todos os municípios, principalmente em grandes desafios, como a educação indígena e a educação rural.”

Ufac e governo do Acre firmam parcerias na educação

Ufac e SEE trabalharão em parceria em ações como Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor); Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica; Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio; Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa; Programa de Formação de Matemática; oferta de cursos de graduação e especialização na modalidade ensino à distância (EaD), pelo sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) e programa de extensão universitária; pré-Enem para alunos do ensino médio da rede pública de ensino.