Notícias

Ufac e TJ-AC discutem parceria para Bosque da Justiça

publicado: 01/07/2019 17h50, última modificação: 18/11/2022 16h09
010720192.jpg

A reitora da Ufac, Guida Aquino, e o vice-reitor Josimar Batista receberam a visita da desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado do Acre (TJ-AC), Waldirene Oliveira da Cruz, nesta segunda-feira, 1.

O objetivo da visita foi a proposta de parceria entre as instituições para execução de inventário florestal e faunístico do chamado Bosque da Justiça, área de proteção permanente do TJ-AC, criada através do decreto n.º 4.245, de 25 de fevereiro de 2016. Localizado nas imediações do batalhão de Polícia Ambiental, o bosque tem oito hectares; é cortado por um igarapé e apresenta rica diversidade verde.

“Para a Ufac é uma grande satisfação ser acionada para um projeto como esse”, disse Guida. “É um orgulho sermos uma grande indutora de processos em nosso Estado, contribuindo diretamente e indiretamente para o desenvolvimento econômico, social, cultural e ambiental do Acre.”

A desembargadora Waldirene Oliveira da Cruz ressaltou a importância do apoio da universidade. “A Ufac sempre esteve conosco. Nossa expectativa é que o bosque se torne um importante polo verde na capital acreana, recebendo também a visita da comunidade. Conhecer bem a área é fundamental”, avaliou.

Como encaminhamento da reunião, ficou decidida a formação de um grupo de trabalho composto por servidores do TJ-AC e equipe técnica da Ufac, incluindo Fundape e Parque Zoobotânico. “Para a primeira reunião do grupo, sugiro que possamos fazer uma visita técnica ao local”, sugeriu Josimar Batista, que também é assessor de Cooperação Interinstitucional da Ufac.  “Conhecer e entender a área é fundamental para que possamos identificar de que forma poderemos contribuir.”