Notícias

Ufac faz abertura da 5ª Semana Acadêmica de Letras/Libras

publicado: 10/09/2019 17h18, última modificação: 18/11/2022 16h10
Libras.jpg

A 5ª Semana Acadêmica de Letras/Libras da Ufac, com o tema “Contemporaneidade: Políticas Educacionais, Formação Docente e Alteridades”, começou nesta terça-feira, 10, no anfiteatro Garibaldi Brasil.

Ao todo, serão quatro dias de programação com atividades que incluem palestras, mesas-redondas, apresentação de banners e comunicações orais. O objetivo do evento é proporcionar reflexão sobre a produção científica da graduação de Letras/Libras (licenciatura) da Ufac, destacando a visão de acadêmicos e egressos do curso. 

Presente na abertura do evento, o reitor em exercício, Josimar Batista, abordou a importância social do curso. “Nosso Estado ainda carece de políticas inclusivas e a Ufac cumpre seu papel ao possibilitar formação qualificada nessa área. A administração superior não mede esforços para dar condições de funcionamento a esse curso”, disse. “Neste momento, estamos com processo em andamento para mestrado na área; nosso objetivo é possibilitar o avanço do processo formativo.” 

Ufac faz abertura da 5ª Semana Acadêmica de Letras/Libras

Segundo os organizadores, a semana é espaço de debates e socialização dos resultados e das experiências, que se relacionam com a temática central do evento. A expectativa é revelar pesquisas, estudos e testemunhos de questões que reflitam sobre políticas educacionais, formação docente e princípios fundamentais das alteridades que envolvem diretamente o público-alvo de Letras/Libras. 

“Chegamos aos seis anos do curso comemorando o fato de sempre efetivarmos as atividades acadêmicas, mostrando para a comunidades de que forma o curso pode contribuir para a sociedade”, avaliou a coordenadora de Letras/Libras, Nina Rosa.

Coube ao professor Lucas Vargas, do Centro de Estudos de Línguas, a função de proferir a conferência de abertura, com o título “Políticas Linguísticas Direcionadas aos Não Ouvintes e a Importância do Docente Surdo”. O encerramento da semana ocorre nesta sexta-feira, 13, no anfiteatro Garibaldi Brasil, com a palestra “Línguas de Sinais como Parte das Raízes Surdas”, ministrada pelo professor João Renato dos Santos Júnior.