Notícias

Ufac faz abertura do 3º Seminário Arte e Educação

publicado: 18/09/2019 17h27, última modificação: 18/11/2022 16h10
SAE.jpg

A Ufac iniciou o 3º Seminário Arte e Educação, com o tema “Outros Lugares da Arte”, buscando tratar de arte em outros contextos, levando em conta a diversidade socioeconômica do país. A cerimônia de abertura ocorreu na tarde desta quarta-feira, 18, no anfiteatro Garibaldi Brasil; o evento termina neste sábado, 21. 

Para a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Margarida Carvalho, reitora em exercício, a arte faz parte da formação do ser humano. “Um indivíduo que convive com arte é mais criativo, emotivo, alguém que percebe melhor as coisas ao seu redor”, disse. “É de suma importância ter essa convivência; através da arte resistimos a muitas coisas do dia a dia.”  

Ufac faz abertura do 3º Seminário Arte e Educação

O coordenador do seminário, Leonel Martins Carneiro, ressaltou que, desde sua 1ª edição, o evento discute como a arte pode ajudar a educação na transformação do Brasil. “Temos nos firmado na região Norte como um polo de pesquisas e de proposições nesse campo de arte e educação, a partir do seminário, da graduação e da pós-graduação em Artes Cênicas.” 

A edição deste ano contou com pouco ou nenhum recurso adicional, devido a cortes no orçamento da Ufac. Para custear algumas despesas, a organização cobra uma taxa simbólica para participação em oficina. O evento também conta, em sua programação, com palestras, mesas-redondas, mostra de arte, espetáculo teatral e recital.

A solenidade de abertura teve apresentação do Coral da Ufac e conferência intitulada “Equilibristas, Viajantes, Princesas e Poetas: Artes Cênicas e Diversidade Cultural nas Escolas”, ministrada por Luciana Hartmann, professora da Universidade de Brasília.  

O seminário é organizado pelo Grupo de Pesquisa em Tecnologias Educacionais Inovadoras para a Amazônia e pelo programa de pós-graduação (PPG) em Artes Cênicas da Ufac, em parceria com a Federação de Arte Educadores do Brasil (Faeb).

Também participaram da solenidade de abertura a prefeita de Rio Branco, Socorro Neri; a pró-reitora de Graduação, Ednaceli Damasceno; o pró-reitor de Extensão e Cultura, Isaac da Silva; o representante da Faeb, Juliano Casimiro; a organizadora do Congresso Nacional da Federação de Arte/Educadores do Brasil, Eneila Almeida dos Santos; o representante dos alunos do PPG em Artes Cênicas da Ufac, Dasu Huni Kuin; e a representante dos graduandos, Jaqueline Chagas.