Notícias

Ufac realiza 4ª edição do GISday, simultaneamente com milhares de países

publicado: 28/11/2019 16h05, última modificação: 18/11/2022 16h10
GIS.jpg

A Ufac realiza pela quarta vez, por meio do Laboratório de Geoprocessamento (Lageop), o Dia dos Sistemas de Informação Geográfica - GISDay. O evento, que é realizado simultaneamente em milhares de cidades em todo o mundo, ocorreu na manhã desta quinta-feira, 28, no Auditório da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Acre (Adufac). 

O GIS Day é um evento internacional que surgiu em 1999, celebrado na Semana de Geografia. A iniciativa é da National Geographic Society, que tem como objetivo, chamar atenção para importância que a Geografia desempenha no cotidiano da humanidade. “Também chamamos atenção para o uso das novas tecnologias, a partir de um sistema unificado que permite fazer análise e visualização de grande volume de dados geográficos, importantes para tomadas de decisões” , diz a coordenadora do evento, Karla da Silva Rocha. 

O vice-reitor da Ufac, Josimar Batista, explica que o uso de sistemas de informações geográficas tem ajudado na modernização de áreas como Agricultura. “Com o uso de dados geográficos, gerados por diversas fontes, é possível identificar erros, por exemplo, em plantações agrícolas com maior precisão”, exemplifica. 

O GIS Day é promovido na terceira quarta-feira do mês de Novembro e a Ufac é a única a realizá-lo a em toda a Região da Amazônia Legal.  

Ufac realiza 4ª edição do GISday, simultaneamente com milhares de países